SAMU 192 de Aquidauana divulga balanço de atendimentos no ano de 2020
Publicado em 10/01/2021
Editoria: Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Prefeitura Municipal de Aquidauana, divulgou, na última sexta-feira (8), o balanço de atendimentos do ano de 2020. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, 7 dias na semana, atendendo 5 distritos e 2 municípios, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados com equipe capacitada (técnicos de enfermagem e condutores socorristas), acionados pela Central de Regulação das Urgências "192" de Campo Grande.
No total, foram 1.603 atendimentos de urgência e emergência ao decorrer do ano de 2020, sendo um grande avanço para o serviço, que conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana.
Um dos maiores desafios no ano de 2020 foi a pandemia da Covid-19 que nos fez tomar algumas atitudes para prevenir nossos profissionais e os próprios pacientes. "Uma das ambulância foi preparada para esses atendimentos de Covid e serão completamente higienizadas ao fim de cada ocorrência. Durante o transporte a ambulância seguirá de janelas abertas para favorecer a ventilação e temos outra viatura disponível para as demais ocorrências", explicou Heverton Bastos, assistente de coordenação do SAMU.
A coordenadora do SAMU, Maria Irene dos Santos, destaca que a preparação da ambulância visa diminuir os riscos contaminação, tendo em vista muitos equipamentos e materiais no interior da ambulância e isso facilita o contágio do servidor ou da vítima atendida.
Ao decorrer da evolução da pandemia “Vimos que o processo de limpeza da viatura mesmo envelopada era muito demorado, as vezes ficávamos inoperante por uma hora para realizar a descontaminação da ambulância, pensando nisso tiramos ideia de criar uma capsula de proteção, hoje, a higienização com a cápsula dura em média 20 minutos”, disse Héverton Bastos, técnico em enfermagem e assistente de coordenação do SAMU. Em médio, 80% dos atendimentos clínicos que tivemos durante o ano foram casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Abaixo, confira os dados do balanço:
• Acidente de transito vitima não fatal: 105
• Atendimento a vitima de queda (própria altura, etc): 100
• Atendimento a vítima de violência física (espancamento, ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo): 7
• Atendimento clínico a paciente adulto: 1.129
• Atendimento clínico a paciente pediátrico: 73
• Atendimento a paciente psiquiátrico: 25
• Atendimento a pacientes gestante: 164
O balanço ainda informa que foram 1.294 atendimentos em Aquidauana e 309 em Anastácio.