Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Santa Casa realiza captação múltipla de órgãos e faz transplante de coração

Publicado em 30/01/2021 Editoria: Saúde


Hospital registrou o primeiro transplante de coração neste 2021 em uma paciente que estava há menos de 24h na fila de espera pelo órgão
 
Foi grande e animadora a movimentação no centro cirúrgico da Santa Casa de Campo Grande neste sábado, 30/1. Diversas equipes de captação e transplante de órgãos e tecidos se mobilizaram pela terceira vez neste mês. A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital coordenou os trabalhos que começaram logo no início da manhã.
 
A doadora, uma paciente encaminhada de outra unidade hospitalar devido a um Acidente Vascular Encefálico (AVE) estava no Centro de Tratamento Intensivo há mais de 2 semanas e evoluiu para morte cerebral devido à gravidade do quadro hemorrágico. Os familiares foram acolhidos pela equipe da OPO e autorizaram a doação de órgãos e tecidos da paciente. Foram captados coração, fígado, rins e córneas.
 
O coração doado foi implantado em outra paciente da Santa Casa que estava internada desde dezembro e, esta semana, havia sido incluída na fila de transplantes. Um fato inusitado que chamou a atenção dos profissionais. A médica cardiologista Dra. Carolina Figueroa de Brito, responsável pelo tratamento da paciente, estava surpresa com a situação. “Nunca vi um caso assim. Acho que isso nunca mais vai acontecer. Nós a registramos na Central de Transplantes e, em menos de 24 horas, chegou a ligação de que havia um coração compatível. E estamos com o doador aqui, no mesmo hospital”, disse a médica.
 
O fígado captado foi encaminhado para Brasília por meio da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para ser implantado numa paciente internada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Um dos rins permaneceu na Santa Casa e foi implantado em uma paciente de Campo Grande.
 
O outro rim captado foi encaminhado para o Estado do Espírito Santo. Já as córneas foram captadas e disponibilizadas para o Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
 
 O coordenador da OPO, enfermeiro Rodrigo Gomes, falou com otimismo sobre os dados de 2021 registrados no hospital. “As doações realizadas só neste mês de janeiro somam 6 rins, 2 fígados e 3 corações.
 
Esperamos que as pessoas, cada vez mais, entendam a importância da doação de órgãos para salvar vidas”, informou Rodrigo.
 
Dados do último ano
 
Em 2020 foram registradas 113 mortes encefálicas na Santa Casa de Campo Grande, com 67 doadores aptos. Desses, 34 tiveram a autorização dos familiares para a captação dos órgãos.  Assim, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) coordenou e registrou a captação de 60 rins, 18 fígados, 5 corações e 1 pulmão.
 
Já o total de transplantes realizados na instituição somou 21 rins e 2 corações. Os outros órgãos captados foram enviados para pacientes em vários estados.
 


› FONTE: ASCOM Santa Casa de Campo Grande