Chuva provoca alagamentos e rio Aquidauana chega aos 6 metros
Publicado em 16/02/2021
Editoria: Cidade
Desde o começo da manhã de hoje, 16, as equipes do Plantão Social da Prefeitura de Aquidauana, Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento estão nas ruas atendendo aos moradores que foram afetados com alagamentos causados pelo grande volume das chuvas.
Se precisa de ajuda, ligue ou mande whatsapp para o Plantão Social : (67)99288-3963 ou 193 (Corpo de Bombeiros). Agora no início da noite, 18h30, o nível do rio Aquidauana marcava 6 metros, segundo aponta a Agência Nacional de Águas (ANA), que tem uma estação de medição na Ponte Velha.
Pouco antes, por volta das 16h30, estava marcando 5,40m, ou seja, em cerca de 2h, o nível subiu 40 centímetros. Em Corguinho e Rochedo, em que estão as cabeceiras do rio Aquidauana está chovendo bastante e o rio Aquidauana está muito cheio nessas duas cidades.
Por conta disso, aqui no município de Aquidauana o rio já começa a aumentar seu nível e vazão. Conforme informações da Defesa Civil Municipal, em Aquidauana, os registros pluviométricos confirmam que o acumulado de chuvas nas últimas 48 horas é de 215 milímetros.
Com isso, muitas calhas de casas cederam e outras residências construídas abaixo do nível das ruas acabaram sendo alagadas e a prefeitura precisou socorrer as famílias. Uma equipe da Prefeitura estará indo amanhã para vistoria das pontes e estradas vicinais, em pontos de alagamento para averiguar a situação e tomarem as providencias necessárias, para não deixar moradores isolados.
Com o aumento repentino do nível do rio Aquidauana e por prevenção, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição, já organizou neste fim de tarde um abrigo, caso haja famílias que necessitem sair de suas casas por conta dos alagamentos.
Até o momento, a Prefeitura de Aquidauana já atendeu 10 famílias, com lonas, cestas básicas e desobstrução das saídas de água. Não há nenhuma família desabrigada e nem desalojada. O Corpo de Bombeiros também auxilia nas áreas de difícil acesso para aos atendimentos
› FONTE: Agecom