Morador de Anastácio registra o fenômeno astronômico “Lua de Neve”
Publicado em 28/02/2021
Editoria: Região
Fotos: Rodolfo Barbosa Falcão
O funcionário público estadual e empresário Rodolfo Barbosa Falcão, morador de Anastácio, registrou belamente na noite deste sábado (27) vários ângulos do fenômeno astronômico “Lua de Neve”, que possui significado para tribos de nativos americanas.
Porém, o evento está visível para o Mato Grosso do Sul, assim como a visão é esperada pelo mundo todo. A visão da lua pode ser prejudicada pelas condições climáticas, como nuvens ou chuva. Entretanto, o Projeto Telescópio Virtual transmitirá a lua cheia, direto de Roma.
O fenômeno nada mais é do que uma lua cheia. Então, o nome Lua de Neve foi dado pelas tribos de nativos americanos do nordeste dos Estados Unidos. Este povo denominou o evento com este nome devido às fortes nevascas que acontecem neste período no local.
Então, estes e outros povos americanos possuem nomes específicos para a lua cheia de fevereiro. De acordo com o Planetário da Western Washington University, o Arapaho, das Grandes Planícies, é o que mais se aproxima de lua de neve. Neste grupo, o evento é chamado de “geada brilhando ao sol”.
› FONTE: JNE