Santa Casa acolhe profissionais para residência médica e bucomaxilofacial
Publicado em 02/03/2021
Editoria: Saúde
Além da cerimônia de admissão, os residentes também acompanharam uma série de palestras sobre o ambiente em que estarão inseridos pelos próximos anos.
A Santa Casa de Campo Grande, por meio da Escola de Saúde, recebeu na manhã desta segunda-feira (1), mais 55 profissionais que ingressaram no programa de residência médica e em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do hospital. Além da cerimônia de admissão, os residentes também acompanharam uma série de palestras sobre o ambiente em que estarão inseridos pelos próximos anos.
O evento teve como objetivo acolher, integrar à equipe de saúde do hospital e incentivar a participação de todos em programas de treinamento, aperfeiçoamento e pesquisa. Os residentes foram recepcionados com duas apresentações do Coral da Santa Casa, sob regência do maestro Teófilo Rafael, com a participação especial do saxofonista Romualdo Costa e do tecladista Luiz Carlos Castilho.
Também prestigiaram a recepção, toda a diretoria corporativa da Santa Casa, diretores executivos, gerentes, coordenadores de serviços médicos e demais autoridades presentes.
Neste ano de 2021, foram ofertadas vagas para 15 especialidades médicas, sendo: anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina de emergência, medicina intensiva adulto, neurocirurgia, oftalmologia, oncologia clínica, programa de pré-requisito em cirúrgica área básica, pediatria e urologia.
Além da residência para o programa de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Odontologia (SBO).
Dando as boas-vindas aos residentes, o presidente Heitor Rodrigues freire, falou sobre a importância do ensino de pós-graduação no maior e mais bem equipado hospital da região centro-oeste. “Essa é uma oportunidade muito significativa para a instituição, e acolhê-los faz parte do nosso trabalho. Além de aprimorar conhecimentos com profissionais altamente renomados, vocês vivenciarão grandes desafios na profissão, aqui, dentro maior hospital da região centro-oeste do país. Estamos muito felizes em recebê-los e temos certeza que nossa população será muito bem atendida”, disse Freire.
O coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa (COREME), Dr. Daniel Juan Saves, destacou que a estrutura física do hospital e a complexidade dos casos atendidos, trarão muita experiência aos profissionais. “Além do exercício prático e teórico da medicina, aqui vocês também terão acesso a várias experiências marcantes. Agradeço por terem escolhido o nosso hospital para se aperfeiçoarem e, em contrapartida, ajudaremos juntos com os demais preceptores para que vocês saiam daqui com mais propriedade nas áreas que escolheram para atuar”, completou o médico.
A oportunidade de conhecimento e as habilidades dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional da Santa Casa foram destacadas pelo coordenador do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Hebert de Abreu Cavalcanti.
Para ele, esse cenário influencia positivamente na formação de especialistas mais bem preparados. “Aqui não tem como funcionar se não tivermos uma visão multiprofissional, ficaremos felizes em poder dividir nossos conhecimentos com vocês. Saibam que além de saírem daqui como melhores profissionais, também sairão como pessoas melhores, por saberão interagir entre as equipes e isso faz com que sejam mais completos em suas áreas de atuação”, destacou o cirurgião.
Além desses, também fizeram o uso da palavra, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dr. Maurício de Barros Jafar, o superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luis Aberto Kanamura e o diretor da Escola de Saúde e, também, diretor-secretário adjunto da Santa Casa, Prof. Ivan Araújo Brandão.
Após as apresentações, a parte técnica da integração teve início, com a participação do diretor clínico do hospital, Dr. Luiz Alberto Verardo, falando sobre faturamento, prontuários médicos e regimento interno do corpo clínico. A programação para recepcionar os novos residentes seguiu durante toda a tarde, onde foram ministradas palestras e exposições de diversos assuntos para agregar conhecimento na sua nova fase de ensino.
Conduziram a apresentação, a médica infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Drª Priscilla Alexandrino; a gerente de enfermagem e multiprofissional, Enfª Aryane Senna; o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Regis Aparecido e a técnica de Segurança do Trabalho, Thaís Oliveira; a gerente de Comunicação e Marketing, Lígia Sabka; a gerente de Comissões Técnicas, Enfª Regiane Bononi; o coordenador médico do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Dr. Fabiano Cançado; o analista de indicadores da Sala de Situação e Controle, Leonardo Luiz Gomes; os farmacêuticos clínicos, Antônio Marcos Honorato e Silvia Maria Jacques Neves e a enfermeira da Central de Material Esterilizados, Katiane Ortiz Duarte da Central.
O residente Dr. Murilo Angel Jordão de Sá dá início a uma nova fase em sua carreira profissional, agora na especialidade da Urologia. Com a primeira graduação em medicina no Paraguai, ele validou o título pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2013.
Se especializou em Área Cirúrgica Básica, no estado do Paraná, e, agora, retorna à Campo Grande, a sua cidade de origem, para começar esse novo desafio, com a aprovação no processo seletivo da Santa Casa. “Eu estou muito animado com a residência e minhas expectativas são as melhores possíveis, pois estou de volta na minha cidade, em um hospital bem-conceituado e com um serviço de Urologia de excelência. Além de ser uma especialidade apaixonante! Tenho certeza que será um grande aprendizado”, concluiu o médico.
› FONTE: ASCOM Santa Casa de Campo Grande