Antecipação do pagamento do 13º salário pelo INSS está em discussão
Publicado em 03/03/2021
Editoria: Brasil
A antecipação do pagamento do 13º salário do INSS já foi confirmada para este ano de 2021 para os aposentados e os pensionistas do instituto.
O fato é que a medida de antecipar o 13º salário do INSS já estava sendo estudada desde o ano passado. Pois em 2020, o Governo tinha como leque de opções para combater os efeitos econômicos e negativos da pandemia as seguintes medidas econômicas:
Em um primeiro momento, o Governo Federal chegou a prever a liberação dos pagamentos do 13º Salário do INSS já para o mês de fevereiro de 2021. Ou seja, os beneficiários do INSS poderiam contar com os valores do 13º salário do instituto em suas respectivas contas bancárias logo no começo deste ano.
Mas principalmente por conta da demora na votação e respectiva aprovação do Orçamento Público Federal disponível para o ano de 2021, esta medida de antecipar o pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS não pode ser colocada em prática da forma como se previa anteriormente.
E caso o Orçamento Federal não seja aprovado da forma como se esperava, os gastos públicos do Governo ficam mais limitados, o que torna inviável a aplicação de uma medida como essa de antecipar salários e outros tipos de pagamento aos segurados do INSS.
Além disso, especialmente por conta do atraso na aprovação do Orçamento Federal de 2021, a folha de pagamentos dos beneficiários relativa ao mês de fevereiro de 2021, que é paga no mês de março, já está sendo emitida e nela, não consta nenhum valor referente ao 13º salário dos segurados.
Ou seja, em outras palavras, isso significa que o pagamento antecipado do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS pode ficar apenas para o final de março, ou até mesmo para o começo do mês de abril. Tudo isso vai depender de como o orçamento público deste ano vai ser aprovado.
› FONTE: INSS