Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Empenho da gestão municipal torna Aquidauana referência em Hemodiálise

Publicado em 12/03/2021 Editoria: Saúde


Ontem, dia 11 de março, se comemora o Dia Mundial do Rim. Esse é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), com objetivo de conscientizar sobre a saúde dos rins. Por isso, é importante ressaltar sobre a Prevenção da Doença Renal, afim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.
 
E o Hospital Regional de Aquidauana pode falar sobre o assunto, já que tem um setor de Hemodiálise que é referência na região, atendendo pacientes com doença renal crônica de várias cidades, que elogiam muito o serviço humanizado oferecido.
 
A médica nefrologista Carmen Mequi é a responsável pelo setor. Ela retornou ao comando do local em junho de 2017. O serviço também conta com uma responsável técnica pela equipe de enfermagem, a enfermeira especializada em Nefrologia, Claudia Nascimento que coordena os enfermeiros padrão e os técnicos de enfermagem. Os pacientes também contam com atendimento de nutricionista, psicóloga, além da equipe de higienização, recepção e serviço social.
 
O serviço pôde ser totalmente reestruturado graças ao olhar do Prefeito Odilon Ribeiro que, no seu primeiro mandato se deparou com máquinas de hemodiálise ultrapassadas, até mesmo funcionando com esparadrapos e faixas. De imediato o gestor determinou a substituição, e no dia 03 de agosto de 2017 fez a locação de dezoito, sendo dezesseis em serviço, uma reserva e outra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendendo pacientes de segunda à sábado, em três turnos.
 
Outra preocupação do prefeito Odilon ao assumir seu primeiro mandato, foi com o Sistema de Tratamento e Distribuição de Água Tratada para Hemodiálise. Ele priorizou a troca de todo encanamento, hidráulica e equipamento que filtra, já que a manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos é primordial para a segurança do paciente. O maior insumo consumido no processo de Hemodiálise é a água, por isso a preocupação da gestão municipal.
 
Então, nesse dia tão importante para o setor, a gratidão ao prefeito Odilon Ribeiro, pois em meio a tantas demandas, priorizou a reestruturação da Hemodiálise, onde antes, além das máquinas sucateadas, as salas tinham infiltrações, podendo também implicar na saúde dos pacientes. Se não fosse o empenho da gestão, o atendimento a outras cidades poderia ser comprometido. 
 
Mesmo com um serviço de referência, a médica nefrologista alerta para a prevenção, já que cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins.
 
Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade. Cuidados essenciais para reduzir os riscos de evolução à Doença Renal.
 
 


› FONTE: Assessoria