Equipe de Controle de Vetores realiza sanitização no hospital de Aquidauana
Publicado em 15/03/2021
Editoria: Cidade
A equipe da Coordenadoria de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU), realizou na manhã de hoje, 15, a sanitização e desinfecção dos prédios na área central de Aquidauana (bancos e lotéricas) e no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.
Esse trabalho tem a finalidade de minimizar a transmissão do coronavírus. A desinfecção dessas superfícies é uma medida preventiva, pois sabe-se que o vírus pode viver e infectar uma pessoa durante até três dias em que estiver ativo, dependendo do tipo de material e superfície.
Em Aquidauana, a SESAU realiza periodicamente a desinfecção de prédios públicos e áreas de grande circulação de pessoas. É essencial que nas lojas, comércios em geral, supermercados, as superfícies tocadas com frequência como, por exemplo, maçanetas e corrimãos, sejam limpas e desinfetadas constantemente, para ajudar a evitar a propagação do vírus.
A equipe de Controle de Vetores de Aquidauana realizada esse trabalho com auxílio de bombas costais motorizadas e saneantes regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Conforme divulgado pela Fiocruz, as partículas virais liberadas junto com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min.
Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.
A equipe da SESAU alerta a população, comerciantes, lojistas e supermercadistas para que intensifiquem a limpeza e higienização dos estabelecimentos. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.
› FONTE: Agecom