Energisa apresenta projeto de energia solar para o Pantanal
Publicado em 16/03/2021
Editoria: Cidade
O prefeito Odilon Ribeiro se reuniu com a equipe do Grupo Energisa para conhecer o plano de investimento para levar energia elétrica à população da região do Pantanal. A reunião aconteceu ontem à tarde, 15, no gabinete municipal.
Participaram da agenda o secretário municipal de Finanças, Antônio Carlos C. Marques, Héber Selvo - gerente do projeto Ilumina Pantanal; Volmar Junior - Engenheiro de planejamento do projeto Ilumina Pantanal; Janaína P. Santana - Assistente do projeto Ilumina Pantanal; e Júlio Cesar Antonelo - gestor de grandes clientes.
Conforme anunciado pelo Grupo Energisa, a partir de julho, o programa Ilumina Pantantal levará energia elétrica, por fonte renovável, à mais de 2 mil unidades consumidoras da região pantaneira. “É uma excelente notícia saber que a Energisa investirá em fontes renováveis para fazer chegar a energia até as famílias no nosso Pantanal. O isolamento, a distância e as dificuldades de acesso na região pantaneira estão ficando no passado, o Pantanal está evoluindo e as famílias sendo beneficiadas. Parabéns ao Grupo Energisa, pelo investimento pioneiro e sustentável”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
O Grupo Energisa e o governo do Estado do Mato Grosso do Sul anunciaram recentemente o início da Universalização do Pantanal, que levará energia elétrica à população residente nas regiões pantaneiras, ampliar o acesso à energia elétrica por fonte renovável.
Segundo divulgado pelo Grupo Energisa, a partir de julho, a maioria das unidades consumidoras atendidas terão instalados microssistemas de geração solar fotovoltaica e armazenamento da energia excedente em baterias. Dessa forma, o fornecimento de energia limpa e ininterrupta aos clientes fica garantido mesmo durante a noite e em dias chuvosos ou nublados, quando há pouca incidência da luz solar. No total, o Grupo Energisa está investindo R$ 134 milhões no programa.
O Grupo Energisa divulgou também que, ao todo, 2.167 unidades consumidoras serão beneficiadas pelo projeto até 2022, o que representa em torno de 5 mil habitantes, espalhados por uma área de 90 mil km², nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Desse grupo, 77 famílias já foram atendidas por rede de distribuição convencional, e agora 2.090 serão atendidos por sistemas individuais cuja fonte de energia é solar.
› FONTE: Agecom