Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em UTI Aérea do Corpo de Bombeiros, paciente é transferida para Aquidauana

Publicado em 23/03/2021 Editoria: Saúde


Aquidauana recebe paciente de Aparecida do Taboado para UTI e tratamento renal
 
Vale tudo para salvar uma vida! Uma força-tarefa de profissionais do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) e Hospital Regional atuou para a logística, transporte e recebimento de uma senhora de 47 anos, positiva de Covid-19, que veio transferida para o Hospital Regional de Aquidauana direto da cidade de Aparecida do Taboado, distante 585 quilômetros de Aquidauana.
 
Devido à gravidade da situação da paciente, precisou ser empregada a UTI Aérea do Corpo de Bombeiros de MS. A paciente foi transportada em sedação e com auxílio de ventilação mecânica, monitorada durante toda a viagem pela equipe médica do Corpo de Bombeiros. 
 
No aeroporto de Aquidauana, a equipe de transporte do Hospital Regional de Aquidauana junto com os militares do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana estavam presentes aguardando a paciente para a transferência e entrada da mesma na UTI do Hospital Regional.
 
A paciente receberá todo o suporte na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional de Aquidauana, além do acompanhamento e atendimento médico da equipe de hemodiálise. O quadro de complicações renais devido a Covid-19, fez com que a Regulação de Vagas Estadual acionasse a SESAU e transferisse a paciente para Aquidauana, por conta do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz ser unidade hospitalar referência para atendimento simultâneo de covid e renal dentro da UTI.
 
A UTI Aérea do Corpo de Bombeiros de MS foi conduzida pelo piloto e coronel Flávio Henrique Rodrigues, do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de MS, copiloto Delegado da Polícia Civil Dr. Enilton Zalla, médica do Corpo de Bombeiros de MS, Tenente Drª Pieta e Suboficial Flávio, tripulante operacional. O voo de translado da paciente durou 1h20min, a partir da decolagem em Aparecida do Taboado e aterrisagem no aeroporto de Aquidauana.
 
Ao aterrissar em Aquidauana, a equipe da UTI do Corpo de Bombeiros e a paciente foram recebidos e atendidos pela equipe de transporte hospitalar: médica Maria de Fátima de Melo Mendes, Francione Bergamo – enfermeiro, técnica de enfermagem – Lucilene, Odonil Bardela – motorista.
 
A ambulância UTI móvel de Aquidauana, na hora da ocorrência, estava transportando um paciente em vaga zero para Campo Grande e a SESAU fez o empréstimo da UTI Móvel da Prefeitura de Anastácio, para essa logística de atendimento.
 
O Governo de MS por meio do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) adotou essa operação especial para transferência da paciente de Aparecida do Taboado para Aquidauana, por meio de UTI Aérea para dar maior agilidade diante do quadro de saúde da paciente que inspira cuidados e atendimento especializado devido as complicações com o coronavírus.
 


› FONTE: Agecom