SAÚDE| Aquidauana tem atendimentos da Oficina Ortopédica esta semana no CEM
Publicado em 14/04/2021
Editoria: Saúde
De hoje até a próxima sexta-feira (14 a 16/04), o Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana (CEM) recebe a equipe da Oficina Ortopédica Itinerante, do Centro Especializado de Reabilitação – CER/APAE.
Os atendimentos em Aquidauana para pessoas que necessitam de órteses e próteses, bem como, entrega desses equipamentos é realizado na Oficina Ortopédica Itinerante. Periodicamente, conforme agendamento na cidade, há os atendimentos para medição das próteses e órteses.
Esses atendimentos e entregas das órteses e próteses gratuitamente são realizados através da parceria entre a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, a Secretaria de Estado de Saúde, o CER/APAE e o Programa Viver Sem Limites do Ministério da Saúde.
A Oficina Ortopédica é uma ação realizada em Aquidauana que beneficia também os pacientes dos municípios de Anastácio, Miranda, Dois Irmãos, Bodoquena e Nioaque, ou seja, que compõem a microrregião.
O objetivo desses atendimentos via Oficina Ortopédica Itinerante é de ampliar e qualificar o acesso ao atendimento das pessoas com deficiência que necessitam de órtese, prótese ou equipamentos auxiliares de locomoção.
Conforme lembrou o prefeito Odilon Ribeiro, “Aquidauana ao receber a Oficina Ortopédica, evita que os pacientes precisem se deslocar até Campo Grande para esses atendimentos”. “As nossas equipes da Saúde Municipal fazem um grande trabalho organizado com a equipe técnica do CER/APAE, para a avaliação e entrega gratuita dos materiais e equipamentos necessários para os pacientes e aqui mesmo na nossa cidade, isso é muito bom, é comodidade para o paciente e agiliza os atendimentos”, afirmou o prefeito.
O agendamento das avaliações são todos realizados via SISREG (Sistema de Regulação) após avaliação das equipes das Estratégias de Saúde da Família e NASF, da Prefeitura de Aquidauana.
Além das avaliações, durante os dias de atendimento também são entregues materiais especiais de pacientes que já tinham passado por avaliação anteriormente. Nesta semana, ao todo, 17 equipamentos serão entregues aos pacientes de Aquidauana. As pessoas que receberão esses equipamentos são chamadas para a entrega no CEM, mediante agendamento, para evitar aglomeração, como medida de precaução diante da pandemia.
Esse serviço de saúde garante a indicação de dispositivos bem adaptados, adequados ao ambiente físico e social dos usuários, ampliando a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
› FONTE: Agecom