Homem é preso com mudas de plantas raras que seriam levadas para a Bolívia
Publicado em 15/04/2021
Editoria: Polícia
Após denúncia, um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso pela Polícia Federal transportando 28 mudas de antúrios, planta rara ameaçada de extinção, que seria levada de barco para a Bolívia, país que faz fronteira com Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande.
Tudo começou quando o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) de Campo Grande entrou em contato com a Polícia Federal de Corumbá informando que um homem do Espírito Santo havia saído de São Paulo com destino à Capital, na noite de terça-feira (13), transportando mudas de plantas raras.
Conforme a denúncia, o suspeito alugaria um veículo para ir até a cidade de Corumbá, onde encontraria com alguém que lhe daria suporte para transportar as mudas de barco pelo Rio Paraguai até a Bolívia.
Com as informações em mãos, a Polícia Federal conseguiu localizar o suspeito no aeroporto de Rio Branco, no Acre.
Na bagagem dele foram encontradas 28 mudas de antúrios (Philodendron spiritus-sanci), espécie nativa e endêmica do Estado do Espírito Santo. Por ser uma planta extremamente restrita, tem sido alvo de muitos colecionadores.
Segundo apurado pelo Ibama, cada muda seria vendida no Brasil por R$3.5 mil. Em outros países o valor é maior.
O preso foi autuado em flagrante por crime ambiental. Indagado, ele relatou aos policiais que o plano era seguir com os espécies até a Bolívia e que retornaria com cerca de 40 mil dólares não declarados. As plantas apreendidas foram levadas para o Jardim Botânico no Rio de Janeiro (RJ).
› FONTE: CG News