Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PMA de Aquidauana autua infrator por usar pneus para conter erosão de margem de córrego

Publicado em 28/04/2021 Editoria: Cidade


Durante fiscalização ambiental na área urbana do município, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana localizaram uma degradação significativa de área de preservação permanente (APP) de matas ciliares e margem do córrego Guanandy.
 
Um homem havia instalado pneus à margem do córrego ao fundo de uma residência que lhe pertence, no bairro Guanandy, com o objetivo de conter uma erosão.
 
Tudo foi executado sem autorização do órgão ambiental competente e de forma totalmente adaptada sem se seguir quaisquer projetos ou normas técnicas.
 
Com a força da água das chuvas e a subida do nível do córrego, os pneus se desprenderam da margem, sendo depositados no leito do manancial, bem como todos os resíduos do deslizamento, causando assoreamento do curso d’água.
 
Contra o infrator (55), residente em Campo Grande, foi confeccionado um auto de infração administrativo e foi arbitrada multa de R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.
 
O autuado foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. O autuado também se prontificou a retirar todos os pneus que estão à margem e no leito do córrego e destiná-los em local apropriado.