Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

SAMU Nacional completa 17 anos e explica como prevenir acidentes

Publicado em 03/05/2021 Editoria: Sade


Há 17 anos, foi instituído o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios e regiões do território nacional, pelo Decreto nº 5.055 de 27 de abril de 2004. Em Aquidauana o SAMU iniciou suas atividades no dia 12 de novembro de 2012 e, atualmente, cobre 2 municípios: Aquidauana e Anastácio, atendendo uma população aproximada de 80.266 mil habitantes, contando com a base fixa em Aquidauana com viatura de suporte básico, composta por 13 profissionais capacitados que realizam atendimentos 24 horas por dia.
 
O SAMU de Aquidauana realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar residências, locais de trabalho e vias públicas, a partir de uma chamada gratuita para o telefone 192. Importante que sempre seja informado o local do acidente de forma apropriada, informe o nome da rua, número e ponto de referência e a cidade, no caso, Aquidauana ou Anastácio. 
 
A ligação é atendida por técnicos em Campo Grande, que identificam a emergência e transferem a ligação para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente (ou a pessoa que fez a chamada) sobre as primeiras ações. 
 
Na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, o SAMU com apoio e logística da Secretaria Municipal de Saúde, ganhou um local melhor e de destaque para sua sede, no prédio da antiga UPA, local bem localizado e que propícia espaço para as viaturas, sala para uso da equipe e, inclusive, para estudo e descontaminação.
 
O SAMU de Aquidauana também se destacou no final do ano passado, com a criação da cápsula para transporte de pacientes suspeitos e positivos da Covid-19, fato repercutido na mídia nacional e que serviu de modelo para outras cidades.
 
Fique atento às dicas de prevenção de acidentes que a equipe do SAMU de Aquidauana informa:  
 
Eletricidade: Não permita que crianças brinque perto de tomadas, fios soltos ou desencapados, tenha cuidado ao mexer na fiação de sua residência.  
 
Queda: Não permita que crianças brinque em escadas, beliches ou locais altos. 
 
Bicicleta, skate e patins: Sempre ande à direita dos veículos e no sentido do trânsito, respeitar os sinais de trânsito e parar em sinais vermelhos, usar refletores, espelhos e equipamentos de segurança.  
 
Pedestre: Sempre use a faixa de pedestre, mesmo na faixa olhe sempre para os dois lados, não atravesse a rua por trás de carros, ônibus ou objetos que podem atrapalhar a visão dos motoristas.  
 
Queimaduras: Não permita que crianças brincando na cozinha e fique atento para evitar brincadeiras com velas, fósforos, isqueiros, ferro de passar e fogos de artificio.
 


› FONTE: Agecom