Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Projeto pioneiro de videomonitoramento 24h em Aquidauana será implantado

Publicado em 17/05/2021 Editoria: Cidade


No final da manhã de hoje, 17, o prefeito Odilon Ribeiro lançou o projeto “Aquidauana Mais Segura” e assinou a ordem de serviço para a instalação de 30 câmeras de vídeo e 02 centrais de monitoramento 24 horas, sendo uma na Delegacia Regional da Polícia Civil e outra no 7º Batalhão da Polícia Militar.
 
O ato de assinatura aconteceu no gabinete no Paço Municipal com a presença da delegada regional da Polícia Civil, Silvia Girardi Menck; o comandante do 7ºBPM, Coronel Nédson Veiga; Dr. Antenor Ferreira, promotor de justiça de Aquidauana; Vinicius Mendonça de Brito – presidente da OAB/Subseção de Aquidauana; vereadores Wezer Lucarelli (presidente da Câmara), Sargento Cruz, Sebastião do Taboco, Humberto Torres, Anderson Meireles, Reinaldo Kastanha, Marcos Gomes, Éverton Romero, Valter Neves, Clériton Alvarenga, Francisco Tavares e Nilson Pontim; a primeira-dama Maria Eliza, secretários municipais e o proprietário da Netware Telecomunicações, Cesar Rezende da Silva. 
 
O investimento na central de videomonitoramento é custeado pela Administração Municipal com recursos próprios da prefeitura e a empresa vencedora da concorrência pública e que será responsável pela instalação, manutenção e assistência técnica é a Netware Telecomunicações e Informática Ltda. O contrato com a empresa custará R$ 23.500,00 mensais para a prefeitura. 
 
O projeto “Aquidauana Mais Segura” foi idealizado na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, sendo elaborado através de estudos e pesquisa da Administração Municipal em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Civil e o 7º Batalhão da Polícia Militar e o apoio da Câmara Municipal de Aquidauana.
 
“A nossa cidade é tranquila, se comparada aos municípios do mesmo porte. Mas, não podemos descuidar e precisamos evoluir na segurança da cidade, para evitar o crescimento de crimes, roubos e narcotráfico. Esse projeto é pioneiro em Aquidauana, tínhamos esse sonho desde o mandato anterior e, agora, estamos implementando, para benefício da nossa população e da segurança pública em todo o município”, explicou o prefeito Odilon.
 
Segundo explanou a delegada regional da Polícia Civil, Silvia Girardi, o monitoramento de vídeo é uma questão essencial para a segurança pública. “Sem segurança pública não tem turismo, não tem lazer, não há tranquilidade na cidade. Junto com o prefeito fomos estudando e moldando com a Secretaria Municipal de Planejamento o que seria melhor para Aquidauana, escolhendo o que há de melhor qualidade e eficiência para implementar na cidade no sistema de monitoramento. A Polícia Cívil junto com a PM acompanharão tudo o que acontecer na cidade e, ainda, para a Polícia Civil as imagens também servirão de provas que serão encaminhadas ao Ministério Público”, completou a delegada regional Silvia Girardi.
 
O sistema municipal de monitoramento em Aquidauana terá também a implementação de 02 importantes aplicativos: um é o de reconhecimento facial e o outro é do programa “Alerta”, para identificação de veículos furtados e roubados.
 
“Vamos começar com 30 câmeras, mas depois ampliaremos para mais locais da cidade. Todo esse investimento vai impactar na segurança da nossa cidade, auxiliará no trânsito e na segurança pública, garantirá mais tranquilidade para a população e dará mais agilidade para as polícias trabalharem e acompanharem em tempo real os acontecimentos, a investigação de crimes, acidentes e infrações no trânsito e outras ocorrências. É Aquidauana mais segura para a nossa população”, afirmou o prefeito.
 
De acordo com o comandante da Polícia Militar, Ten.Cel. Nédson Veiga o sistema de monitoramento é de grande valia para as forças de segurança pública. “Teremos câmeras em pontos estratégicos, acompanharemos 24 horas a cidade em tempo real, será possível a identificação de placas de veículos e o reconhecimento facial. A polícia poderá se antecipar em suas ações e trazer mais segurança para a comunidade”, afirmou o comandante Ten.Cel. Nédson.
 
Conforme salientou o responsável técnico da Netware, César Rezende: "Entendemos a importância que este projeto representa para todos os cidadãos deste município. Cuidaremos com comprometimento da implantação e manutenção desse sistema de vídeomonitoramento, que será de extrema importância na redução da criminalidade mantendo a segurança. Queremos neste ato firmar a nossa parceria entre a prefeitura, Polícia Cívil, Polícia Militar e toda a população deste município".
 
O vereador Sargento Cruz falou em nome da Câmara Municipal e parabenizou a todos os envolvidos na implantação do projeto “Aquidauana Mais Segura”. “A Câmara Municipal está coesa e trabalhando diuturnamente para que projetos dessa envergadura se tornem realidade em nossa cidade. Parabéns, prefeito Odilon e equipe e às forças policiais por essa ação que trará mais segurança para a cidade e as famílias”, finalizou o vereador Sargento Cruz.
 
SEGURANÇA E IPTU – Durante o ato de lançamento do projeto “Aquidauana Mais Segura”, o prefeito Odilon Ribeiro anunciou que, em breve, estará com os vereadores debatendo a viabilidade e legalidade para a prefeitura conceder futuramente um desconto no IPTU para os moradores que tem câmeras de monitoramento residencial e que puderem instalar estrategicamente uma ou duas filmando a rua em frente as casas, para ceder as imagens, ampliando o alcance de visão e auxiliando o sistema municipal de monitoramento.
 


› FONTE: Agecom