MS tem recorde de 2.998 casos em 24h e Saúde cobra ação de prefeitos
Publicado em 29/05/2021
Editoria: Saúde
O boletim de hoje da Secretaria Estadual de Saúde deve comprovar o pior momento da covid-19 em Mato Grosso do Sul. Somente nas últimas 24 horas, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, foram confirmados 2.998 casos da doença e 58 óbitos. É como se a cada hora, média de 124 sul-mato-grossenses fossem infectados, e quase 3 morressem.
Na avaliação dele, é preciso endurecer urgentemente as medidas em todos os municípios. "Estamos respeitando a autonomia dos municípios, que é aquilo que definiu o STF, mas as medidas de restrições têm que ser tomadas. Nós precisamos, nesses próximos dias, tentar diminuir essa curva de crescimento", declara Geraldo.
Classificando o cenário como "muito ruim", o secretário diz que o Governo do Estado está fazendo "tudo o que pode", no sentido de vacinação e de emitir as recomendações do Prosseguir. "Os municípios estão fazendo decretos consoantes com o Prosseguir. Hoje tem várias reuniões em cidades que fazem parte de consórcios para tomarem decisões conjuntas", afirmou.
Geraldo diz que não vai participar, apenas acompanha as decisões e reforça que a preocupação são todos os 79 municípios do Estado. "Dourados fez um decreto bastante importante, sintonizado com a realidade deles. Mas a nossa preocupação está em todos os 79 municípios e em especial nas macrorregiões", comenta.
Recorde de casos - Maior desde o início da pandemia, esta é a primeira vez que o Estado tem quase 3 mil novos casos nas últimas 24h, o que daria 124 pessoas infectadas por hora.
"A gente está vivendo um recrudescimento ou terceira onda, eu já nem sei mais. Temos esse crescimento vigoroso da doença e vemos a população pouco colaborativa, que não estão atendendo às recomendações que temos feito diariamente".
Sobre possibilidade de lockdown, o secretário responde antes mesmo da reportagem concluir a pergunta. "O que o Governo do Estado cogita é que os municípios façam adesão ao Prosseguir".
› FONTE: Campo Grande News