ESFs de Aquidauana estão habilitadas para tratar os tabagistas
Publicado em 31/05/2021
Editoria: Saúde
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Muito já se fala sobre a relação estreita entre a tuberculose, o câncer e o hábito de fumar.
Essa consequência do uso de produtos de tabaco surge, inclusive, como uma das mais lembradas entre as pessoas e, claro, uma das mais temidas. Vale dizer que esse medo não é em vão, pois o tabagismo é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 doenças, incluindo diversos tipos de câncer. Aprofundando um pouco mais nesse universo de enfermidades relacionadas ao fumo, o câncer de boca surge como um dos mais recorrentes entre os fumantes, e pertence ao grupo de tumores de cabeça e pescoço.
Uma doença que afeta, principalmente, o público masculino. É bom lembrar que o perigo do cigarro e de outros produtos de tabaco ganha um incentivo a mais quando associado ao álcool. O ato de fumar enquanto se ingere bebidas alcoólicas, super comum nos momentos de descontração e lazer, como em bares e festas, pode aumentar em 19 vezes a chance de ter câncer nessa região. Isso sem falar que muita gente associa um comportamento ao outro e, assim, eles se fortalecem e se estimulam.
Tem até mesmo o “fumante social”, que só fuma enquanto bebe. Vale lembrar que o risco não se limita apenas ao cigarro. Charuto, cachimbo, fumo de rolo, rapé, narguilé e outros produtos derivados de tabaco também compartilham dos mesmos riscos, inclusive, para o surgimento dos tumores na cavidade oral.
Aquidauana tem 1.714 fumantes cadastrados e acompanhados. Todas as 17 Estratégias de Saúde da Família de Aquidauana estão habilitadas a oferecer o tratamento para os tabagistas, esse atendimento pode ser de forma individual ou em grupo, lembrando que as Estratégias também contam com atendimento odontológico para avaliação e diagnóstico de câncer bucal.
› FONTE: Agecom