Com crise em MS, pacientes de covid são internados em Rondônia
Publicado em 02/06/2021
Editoria: Saúde
Durante coletiva nesta quarta-feira (2), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, revelou que pacientes sul-mato-grossenses serão encaminhados a outros estados brasileiros. Um paciente, morador de Bonito, foi hoje pela manhã para Porto Velho, em Rondônia, município que cedeu 10 leitos ao Estado.
"Vamos buscar socorro em outros estados da federação para não ficar ninguém desassistido em Mato Grosso do Sul. Já recomendamos e tivemos autorização do governador para que nós possamos ter uma reciprocidade ofertada pelo estado de Rondônia", explicou.
O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) lembrou que no ano passado, pacientes rondonenses vieram a Mato Grosso do Sul, quando o sistema hospitalar do estado do Norte entrou em colapso. "Quando estava em estado caótico em Rondônia eles recorreram a Mato Grosso do Sul e atendemos pacientes oriundos de Rondônia não só no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, mas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas".
Por fim, ele mencionou que há outros estados ofertando "ajuda humanitária" como Espírito Santo, governado por Renato Casagrande (PSB).
Crise sanitária - Desde o início da pandemia, 294,8 mil pessoas tiveram covid-19 em Mato Grosso do Sul, das quais 6.917 foram a óbito. Atualmente, não há leitos de terapia intensiva disponíveis em hospitais vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), e há mais de 200 pacientes aguardando abertura dessas unidades.
› FONTE: Campo Grande News