Com UTI lotada, Hospital de Aquidauana tem pacientes em leitos improvisados
Publicado em 03/06/2021
Editoria: Saúde
Foto UTI Hospital Regional de Aquidauana (Assessoria).
O Hospital Regional Dr Estácio Muniz há dias vem alertando a população sobre a superlotação de seus leitos de UTI, onde os 10 estão ocupados, sendo 8 para Covid e 2 para outras patologias.
Com a chegada de novos pacientes, a situação no local chegou ao limite, e a equipe médica está improvisando os leitos na área vermelha, onde já contam com 2 pacientes aguardando, 1 positivo para Covid que se encontra intubado e outro que apresenta outra enfermidade.
Ontem, quarta-feira, 02, a Secretaria Estadual de Saúde informou que Mato Grosso do Sul solicitou a outros estados para receber pacientes oriundos do nosso Estado que precisam de leito para tratar a covid-19. A decisão foi tomada diante da falta de leitos.
Foi informado também que 20 pacientes de MS já foram transferidos para outros Estados, sendo dez para Rondônia e dez para o Espírito Santo.
Ao todo, Mato Grosso do Sul tem 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. A taxa de ocupação está em 101,01%, o que corresponde a 599 leitos.
Isso significa que o excedente de seis, são leitos criados de forma improvisada para dar conta da demanda, no qual também ocorre na Unidade Hospitalar de Aquidauana.
Significa também – aliada à necessidade de encaminhar pacientes para outros estados – que os hospitais de MS não tem mais capacidade humana e de espaço que comporte novas vagas.
Com base nestas informações é possível se ter a exata noção da importância de de cumprir as medidas restritivas e também as de prevenção, como uso de máscara, higiene das mãos com álcool em gel ou água e sabão, distanciamento social. Outro ponto importante para prevenir contágio pelo coronavirus é evitar aglomerações.
Em Aquidauana segue em bom ritmo a ação de imunização nesta quinta-feira (feriado nacional) no drive thru da Estação Ferroviária que está aplicando vacinas em todos as pessoas com idade acima de 50 anos até às 16h30. Amanhã (04) prossegue a vacinação de pessoas acima de 49 anos.
Proteja sua vida e de sua familia! Não dê carona ao virús!
› FONTE: JNE com informações