Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

MS pode trazer médicos e enfermeiros de fora para ativar novos leitos

Publicado em 14/06/2021 Editoria: Saúde


Durante coletiva na manhã desta segunda-feira (14), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou que profissionais de saúde de fora do Estado poderão vir para suprir a demanda de trabalho em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais locais.
 
O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) ressaltou que há tentativa de "abertura imediata" de 30 novos leitos de terapia intensiva na Santa Casa de Campo Grande, por meio de um contrato que seria firmado com uma empresa de Goiás.
 
No entanto, não há quantidade suficiente de médicos e servidores da enfermagem. Por isso, a única saída seria chamar gente de outros estados. O secretário só não detalhou como.
 
Ajuda humanitária - Segundo Resende, Amazonas pode receber pacientes em tratamento de casos graves da covid-19 oriundos de Mato Grosso do Sul, bem como o Espírito Santo, que recusou prestar ajuda há algumas semanas.
 
Resende lembrou que Rondônia e São Paulo já receberam, juntos, ao menos 30 hospitalizados que não conseguiram se internar no Estado por conta do colapso sanitário vivido em território sul-mato-grossense.
 
Não temos nenhuma vaga de leito de UTI na nossa Capital, assim como não temos nas sedes das macrorregiões, assim também nos municípios sedes das microrregiões, onde conseguimos colocar leitos de UTI", explicou Resende sobre a situação hospitalar de Mato Grosso do Sul.
 
Mato Grosso do Sul acumula, desde o início da pandemia, 314,4 mil casos confirmados de coronavírus, dos quais 7.517 pessoas foram a óbito. A média estadual de ocupação hospitalar é de 109% - ou seja, todos os leitos estão ocupados e há pacientes sendo atendidos acima da capacidade oficial.
 


› FONTE: Campo Grande News