Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Anastácio promove ações para esclarecer o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Publicado em 04/04/2019 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Anastácio, através da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o mês de abril irá desenvolver ações com o objetivo de conscientizar e esclarecer para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, principalmente que as pessoas aceitem e respeitem as crianças e adultos com autismo, que muitas vezes sofrem com a falta de conhecimento.
 
O município está se preparando para implantar um Centro de Atendimento à pessoas com Autismo com equipe multidisciplinar, e os servidores estão levando palestras e orientações às pessoas atendidas nas Unidades de Saúde. Durante a Puericultura realizada na ESF Arapongas na manhã desta quarta-feira, 03 de abril, o psicólogo Kaique Ferreira explicou para as mães sobre o TEA e como identificar os sinais e quais as primeiras medidas devem ser tomadas para a confirmação do diagnóstico.
 
A presidente da Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Adriana Ferreira da Silva Duarte, também participou da reunião com outros pais da Associação e enalteceu a iniciativa. "Se na minha época eu tivesse todo o suporte que a Prefeitura de Anastácio está oferecendo à população, eu não teria sofrido tanto e não teria demorado para descobrir o diagnóstico do meu filho para iniciar o tratamento correto. É fundamental descobrir o quanto antes para ajudar no desenvolvimento da criança", relatou.
 
Adriana também pontuou sobre a iniciativa do município em implantar um Centro Especializado, já que a pessoa portadora do TEA precisa de uma equipe multidisciplinar para ter qualidade de vida, mas o tratamento acaba saindo muito caro e compromete a evolução do paciente, caso a família não tenha condições de arcar com as despesas. "Eu sofri demais, porque as pessoas falavam que o problema dele era apenas indisciplina, ninguém conseguia identificar, foi um diagnóstico tardio, por falta de conhecimento", contou Adriana.
 
O TEA é um transtorno generalizado do desenvolvimento do cérebro, que pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento da criança. É bastante complexo podendo ser considerado uma condição geral para um grupo de desordens complexas que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Ela não tem cura, necessita de um atendimento especial e multiprofissional e apresenta vários graus de intensidade.
 
Além do evento que será realizado dia 08 de abril, na Câmara Municipal de Anastácio, confira as outras programações:
 
Grupo com os pais
Grupo de orientação aos pais de pacientes com diagnóstico de TEA 
Profissional: Psicóloga Gisele Paquer
Local: Salão aos fundos do ESF Anastácio
Datas: 04, 11, 18 e 25 de abril
Hora: 15h30min
Pais de pacientes com diagnóstico de autismo interessados em participar, é só procurar a sua ESF para maiores informações.
 
Puericultura nas ESFs
Rodas de conversa com mães das ESFs com o psicólogo Kaique Ferreira e mães da Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio.
 
ESF Arapongas – 03/04 – 8h
ESF Altos da Cidade – 11/04 – 07h30min
ESF Alfredo Garcia – 17/04 – 8h
ESF Anastácio – 18/04 – 8h
CEM – 19/04 – 13h
ESF Umbelina – 23/04 – 7h30min
ESF Rural – 25/04 – 07h 
ESF Benta Vieira – 26/04 – 07h30min
ESF Maria Francisca – 27/04 – 13h30min
 
 


› FONTE: Assessoria