Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Produção industrial volta a crescer e recupera nível pré-pandemia

Publicado em 02/07/2021 Editoria: Brasil


Após amargar três meses consecutivos de queda, a produção da indústria brasileira aumentou 1,4% em maio, na comparação com o abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (2), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
 
 
Com a variação positiva, o nível de produção atingiu o mesmo patamar de fevereiro de 2020, último mês sem os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia nacional. Ainda assim, o setor figura 16,7% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011.
 
 
 
Com o resultado, o setor ainda passou a acumular ganho de 13,1% nos cinco primeiros meses do ano, mesmo após as quedas de, respectivamente, 1%, 2,4% e 1,3% nos meses de fevereiro, março e abril. Os resultados interromperam a sequência de nove meses de crescimento consecutivos do indicador.
 
 
 
O gerente responsável pela pesquisa, André Macedo, alerta que o resultado positivo de maio não significa uma reversão do saldo negativo da indústria nos meses anteriores. Para ele, o segmento "está longe de recuperar essa perda recente" que sofreu.
 
 
 
"Muito desse comportamento de predominância negativa nos últimos meses tem uma relação direta com o recrudescimento da pandemia, no início de 2021, que trouxe um desarranjo para as cadeias produtivas”, explica Macedo.
 
 
 
Já em relação a maio de 2020, o crescimento da produção industrial foi de 24%. Trata-se da nona taxa positiva consecutiva na base de comparação e a segunda mais elevada da série histórica, abaixo apenas da registrada no último mês de abril, de 34,7%. 
 
 
 
"“Embora o resultado de maio na comparação com abril tenha sido positivo, quando olhamos o início de 2021 face ao recrudescimento da pandemia e todos os seus efeitos, o saldo ainda é negativo, haja vista que, quando pegamos outros indicadores, como o índice de média móvel trimestral, a leitura ainda é descendente”, reforça o pesquisador.
 


› FONTE: R7