Mascote da Copa América 2019 é um animal que integra o cotidiano de Aquidauana
Publicado em 05/04/2019
Editoria: Brasil
Campo Grande está fora da lista de sedes da 46ª Copa América de futebol no meio de ano, mas será lembrado constantemente. A capivara, animal predominante nos parques da Capital e também no interior, foi escolhida como mascote da competição.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) abriu nesta sexta-feira (5) a votação para eleger o nome do mascote. Entre as opções estão: Capibi e Zizito.
A capivara foi escolhida pelo fato do animal ser sociável e conviver de forma pacífica com outras espécies.
Capibi é uma homenagem à população indígena do continente misturando as fonéticas das palavras em tupi: kapii’gwara (capivara) e yby (chão que pisa).
Já Zizito homenageia o brasileiro Zizinho, maior artilheiro da competição com 17 gols ao lado do argentino Norberto Méndez.
A enquete estará aberta até o dia 12 de abril e está disponível para os internautas votarem nos perfis oficias da competição no Facebook e no Twitter. Em Aquidauana pontos como Praça da Matriz, Parque da Lagoa Comprida e Pirizal fazem parte do habitat natural das capivaras.
A Copa América começará no dia 14 de junho com Brasil x Bolívia no Morumbi, em São Paulo. As seleções brasileira e boliviana estão no grupo, que ainda conta com Peru e Venezuela.
O grupo B é formado por Argentina, Catar (convidado), Colômbia e Paraguai. Já o grupo C terá Chile, Equador, Japão (convidado) e Uruguai.
› FONTE: Com informações Campo Grande News