SOS Pantanal vai formar Brigada Comunitária em Aquidauana
Publicado em 30/08/2021
Editoria: Cidade
Na manhã de sexta-feira (27), o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro recebeu em seu gabinete integrantes do Instituto SOS Pantanal. Durante o encontro, foi apresentado ao prefeito o projeto de formação e estruturação da Brigada Comunitária Apa Piraputanga.
O objetivo da brigada é dar a primeira resposta no combate a incêndio florestais em um período de 24 horas e, ainda, que possam servir de apoio nas ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Aquidauana.
O projeto está sendo implantado a convite do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e tem o apoio da Prefeitura de Aquidauana, 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, 7º Batalhão da Policia Militar e do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UEMS).
De imediato, irão funcionar dois núcleos da brigada, sendo o primeiro com sede na unidade da UEMS de Aquidauana e o segundo núcleo, no destacamento da Policia Militar, no distrito de Piraputanga. Também serão feitos trabalhos de conscientização com a população de educação ambiental, prevenção e combate a incêndio florestais, entre outros temas.
O prefeito Odilon Ribeiro falou da importância da Brigada Comunitária e parabenizou aos integrantes pela iniciativa. “Também sou produtor rural e sei bem o que é combater incêndios no campo, os prejuízos são enormes para a natureza e, também, economicamente e no nosso meio ambiente que sofre com as queimadas. Portanto, deixo à disposição toda a nossa equipe da prefeitura para implantação e atuação da brigada no nosso município”, finalizou o prefeito.
Participaram da reunião os integrantes da SOS Pantanal: Leonardo Gomes (diretor), Cristofher Ostenberg (coordenador); coronel do Corpo de Bombeiros de MS e membro da SOS Pantanal - Paulo Barroso (coordenador técnico do programa de brigada); também estiveram presentes: o comandante do 7º BPM, tenente coronel Daniel Elias dos Santos; comandante do 1º SGB Corpo de Bombeiros, capitão Victor Heidy Shiroma, Marcelo Moraes - presidente do Conselho Consultivo da Apa Estrada-Parque de Piraputanga e representante do Imasul; Nara Teodoro Pontes - chefe do escritório regional do Imasul; e Alexandre Périco, morador de Piraputanga e assessor de gabinete.
Como vai funcionar a brigada
De acordo com o diretor Leonardo Gomes, a brigada vai funcionar da seguinte maneira: a SOS Pantanal tem um escritório que funciona como uma central de informações, que fica em Campo Grande; do escritório serão divulgados boletins diários de focos de calor indicando para as lideranças de brigadas em Aquidauana e quais são as prioridades a serem atendidas. Uma vez identificado o foco, a brigada local entra em ação.
Para a formação de brigadistas voluntários foi feito um curso com a participação de 28 pessoas, ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Aquidauana. O curso teve por objetivo de qualificar os participantes na prevenção e combate a incêndio florestais participaram dos treinamentos moradores da comunidade local.
A brigada será composta por 15 pessoas de forma voluntária com todo o equipamento necessário para atuarem no combate a incêndio florestais. Os equipamentos da brigada ficarão alojados na sede do destacamento da Policia Militar de Piraputanga e no campus da UEMS.
› FONTE: Agecom