Abordagem técnica a tentativas de suicídio é tema de curso em Aquidauana
Publicado em 02/09/2021
Editoria: Cidade
Fotos: Alessander Arguelo
Durante o último sábado, 28, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) por meio da coordenadoria do programa de Saúde Mental, promoveu o curso "Abordagem técnica a tentativas de suicídio", ministrado pelo Major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Diogenes Martins Munhoz, especialista e referência nacional na prevenção do suicídio.
O curso integrou as ações de saúde mental da Campanha Agosto Verde, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana, a qual durante todo o mês de agosto, promoveu ações de orientação e conscientização sobre a saúde mental e finalizou as atividades, com três cursos gratuitos para capacitação dos profissionais de saúde, de educação, das forças de segurança pública, militares do 9ºBECmb e SAMU do município, sendo um deles o "Abordagem técnica a tentativas de suicídio".
O curso traz a tona a necessidade de humanização no atendimento às pessoas em sofrimento e tentativa suicida. Vale destacar que, o suicídio é um problema de saúde pública, deste modo, é necessário humanizar o acolhimento e cuidado das pessoas em sofrimento desde a primeira intervenção em casos de ocorrências que envolvam tentativas de suicídio em locais de risco, de forma segura e técnica, tanto para o abordador e para o tentante.
A coordenadora do programa de Saúde Mental em Aquidauana, Suelen Arguelo, agradeceu o apoio da equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde nas ações da campanha Agosto Verde, em especial, no ciclo de cursos e palestras e, também, agradeceu aos participantes por prestigiarem os eventos.
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza, que acompanhou a realização dos cursos, parabenizou a equipe e o programa de Saúde Mental pela promoção das atividades e, principalmente, por conclamar os profissionais para se capacitarem, buscando maior humanização nos atendimentos.
Na sexta-feira, 27, foram promovidos dois cursos dentro da proposta da campanha Agosto Verde: o primeiro, Psicologia do Esporte: Saúde Mental no Esporte; o segundo, Acolhimento e Manejo da Dependência Química; ambos ministrados pelo psicólogo Renan Sene Pretti, da Casa da Esperança e Coordenador do CAPS AD de Dourados.
› FONTE: Agecom