Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana promove ações sobre prevenção ao câncer de mama no CEM

Publicado em 18/10/2021 Editoria: Cidade


Como parte das ações da campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), promoveu uma atividade voltada para servidores da rede pública, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
 
Com palestra e dinâmicas em grupo, o assunto foi abordado de forma abrangente, incluindo demonstração da maneira correta para o autoexame das mamas. Palestraram a enfermeira Ana Maria Ribeiro de Melo e a psicóloga Edilaine de Medeiros Pessoa.
 
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
De acordo com a secretária Cláudia Franco, a ação foi organizada no intuito de alertar às servidoras que é importante lembrar de cuidar de si mesmo. “Nós que somos trabalhadoras da saúde, estamos no atendimento diário do população,  chegamos em casa, muitas vezes, pra dar atenção aos filhos e família e, daí, acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmas”, lembrou a secretária.
 
“Esta atividade de hoje e durante todo o mês de outubro é para isso, para nos lembrar e alertar que somos mulheres fortes e ativas, temos um valor profissional imenso e, mas, que, principalmente, não podemos esquecer de nos cuidar também”, frisou Cláudia Souza.
 


› FONTE: Agecom