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Paciente esbarra em burocracia de plano para troca de clínica psiquiátrica

Publicado em 04/11/2021 Editoria: Saúde


Usuário do plano de saúde Unimed procurou o Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas, para relatar a dificuldade de transferência de uma paciente internada na antiga unidade da clínica Carandá para a unidade II do hospital, instalado no antigo Hotel Âncora, localizado na saída para São Paulo.
 
O radialista Wilson de Carvalho, 64 anos, contou que a esposa, beneficiária do plano, está em processo de reabilitação na clinica. Segundo ele, todos os pacientes internados na antiga unidade foram transferidos para o novo local, que possui melhor estrutura para tratamento, exceto os segurados do plano Unimed.
 
“A clinica é boa, mas o prédio antigo está se deteriorando, são anos utilizando o mesmo local. Desde o dia 15 de outubro, pacientes estão sendo transferidos para a unidade dois, no entanto, por questões burocráticas por parte da Unimed, que ainda não se dignou a realizar a vistoria das novas instalações para atualizar o credenciamento, todos os pacientes internados na Carandá ainda permanecem no local e os de outros planos foram transferidos”, conta o segurado.
 
Diante da transferência dos pacientes dos demais planos, o radialista cobrou a mudança de unidade para a esposa, há 40 dias, mas ainda não teve resposta por parte da cooperativa médica.
 
“Comunicaram aos familiares que os pacientes de todos os planos seriam transferidos e isso causou ansiedade em todos. Porém, na unidade da Mato Grosso, ficaram só os pacientes da Unimed. Ao invés da internação fazer bem, eles estão criando expectativa que está prejudicando os pacientes”, frisa Wilson, citando que pacientes particulares e segurados da Cassems, Banco do Brasil e São Francisco já estão lotados nas novas dependências da clínica.
 
O reclamante relembra ainda que no dia do temporal que atingiu Campo Grande, em 15 de outubro, uma árvore caiu na unidade da Avenida Mato Grosso, deixando a clínica sem energia e mesmo assim, os pacientes foram mantidos no local. “A rede elétrica da região foi danificada e o fornecimento de energia foi interrompido por 24 horas. Não foi fácil prestar atendimento adequado e até distribuir os medicamentos aos pacientes”, conta.
 
Procurada, a Unimed Campo Grande explicou que a unidade da clínica Carandá, em operação no antigo hotel Âncora, ainda não faz parte de sua rede credenciada. Mas que a solicitação de credenciamento foi realizada pela instituição no mês de outubro, quando o processo de transferência foi iniciado.
 
Diante disso, a cooperativa informou que a nova unidade de atendimento só será habilitada após certificação de que o local possui todas as autorizações de funcionamento, emitida por órgãos fiscalizadores, dentre eles, a Vigilância Sanitária. Mas não estabeleceu  prazo para a certificação.
 
Sobre a estrutura do espaço localizado na Avenida Mato Grosso, a cooperativa disse que até o momento não foram notificados pela clínica, ou por seu responsável técnico, sobre a incapacidade de continuar prestando o atendimento aos pacientes que lá se encontram.
 
 


› FONTE: Campo Grande News