Valiosa em história, casa de ex-presidente está à venda em Aquidauana
Publicado em 05/11/2021
Editoria: Arte e Cultura
O imóvel pertenceu a José Fragelli, que foi presidente do Brasil interinamente por duas vezes
O campo-grandense Jânio Quadros não foi o único presidente da República nascido em Mato Grosso do Sul. Apesar de não ter enfrentado uma eleição para o cargo, o corumbaense José Fragelli ocupou o posto interinamente por duas vezes. Como presidente do Senado, de 1985 a 1987, assumiu a cadeira presidencial durante viagens de José Sarney. Por isso, a venda de um imóvel em Aquidauana deixou o povo da cidade alvoroçado.
Com 657 metros quadrados, a casa da família Fragelli é oferecida por R$ 650.000,00. Na Rua Marechal Mallet, Centro da cidade, o imóvel tem arquitetura no estilo 1970, de linhas modernas retas, muita luz natural, piso de madeira, escadarias, 5 quartos, 3 salas, copa, cozinha, escritório, piscina, entre outras dependências.
Porém, o que de mais valioso salta aos olhos é o mobiliário, cobiçadíssimo, mas ainda sem a certeza de que também entrará na negociação.
O imóvel foi parte da herança deixada ao filho Nei, mas são as netas de Fragelli as maiores interessadas em preservar os móveis do avô que fez história na política brasileira.
Pela casa, muitos ambientes parecem ainda ter Seu José e a esposa Lourdes como moradores. Na sala principal, não fosse a TV de tela plana, a cadeira de balanço e a namoradeira refrescam a memória sobre os anos que o casal viveu ali.
Armários em madeira maciça estão por todos os cômodos. Nos quartos, camas e penteadeiras de desenho clássico também seguem intactas, como se ainda estivessem na rotina de sono dos dois filhos Nei e Nelson.
O escritório ganhou alguns elementos novos, mas lá estão a prateleira, a escrivaninha e as poltronas que devem ter recebido muita gente importante para conversas políticas.
A família foi procurada, mas não retornou as ligações. O que já se sabe é que não faltam interessados no imóvel e também no mobiliário, que inclui a prataria deixada pelo casal.
Há fila de espera pelo acervo, com 3 interessados. Já em relação à casa, a concorrência envolve, inclusive, grupo interessado em montar um museu no local, o que preservaria também o mobiliário.
José Fragelli faleceu em 2010 e a esposa Lourdes em 2016, ambos em Aquidauana.
› FONTE: Campo Grande News