Hospital Regional de Aquidauana realizou 4.801 atendimentos em outubro
Publicado em 22/11/2021
Editoria: Saúde
Conforme relatório de atendimento realizados no Hospital Regional Estácio Muniz em Aquidauana é possível ter uma noção da importância dessa unidade hospitalar para o município e região.
Todos os pacientes que chegaram ao hospital foram encaminhados para triagem, onde são avaliados por um profissional capacitado para qualificar o risco e a gravidade de cada caso.
Essa etapa, tem por objetivo identificar sinais e sintomas que indicam a urgência no atendimento médico, por isso é sempre realizada no instante em que o paciente dá entrada na unidade de saúde.
No mês de outubro foram registrados 4.801 atendimentos e realizados 11.936 procedimentos. Durante este período foram necessárias 293 internações de pacientes da microrregião que compõe as cidades de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque e Bodoquena.
Houve a internação em Aquidauana de 17 pacientes de outros municípios não inseridos na microrregião, sendo eles de Campo Grande, Corumbá, Bonito, Bela Vista, Jardim, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo. Também foram atendidos pacientes de Porto Ferreira, Presidente Venceslau (SP) e Barretos (SP).
Na Maternidade Padre Thiago Palmeira Machado no Hospital Regional Estácio Muniz foram realizados 57 partos. Na clínica médica foram internadas 72 pacientes para tratamento clínico e 21 crianças para tratamento pediátrico. Foram feitos ainda 51 procedimentos cirúrgicos de clínica geral e 92 cirurgias ortopédicas.
O Hospital Regional Estácio Muniz é o único da região que mantem em pleno funcionamento um Pronto Socorro, porta de entrada do SUS aberto 24 horas, além de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Núcleo de Hemodiálise que atende pacientes renais de Aquidauana e de outras cidades da microrregião.
› FONTE: Foto ilustrativa/ Alice Fanhani