Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em 2 dias, Santa Casa de CG acompanha e capta 12 órgãos e tecidos

Publicado em 22/11/2021 Editoria: Saúde


É importante comunicar aos familiares sobre a intenção de ser doador.
 
O último final de semana foi bem movimentado para as equipes da OPO (Organização de Procura de Órgãos) e cirúrgicas da Santa Casa de Campo Grande.
 
O altruísmo das famílias possibilitou três doações para transplante num período de 48 horas. Uma doação no sábado (20) e mais duas no domingo (21). E ao todo, 12 órgãos e tecidos foram captados e encaminhados para ajudar no tratamento de pacientes em outros estados do Brasil.
 
A primeira doação, aconteceu no sábado, e na oportunidade, foram captados apenas córneas e levadas para o Banco de Olhos da Santa Casa, isso devido à falta de compatibilidade de receptores dos órgãos do paciente de 49 anos que evoluiu para morte encefálica após um acidente vascular cerebral hemorrágico.
 
As duas outras captações foram na manhã e tarde de ontem (21). Uma ação que pode beneficiar cinco pacientes em Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Além da Capital sul-mato-grossense, com córneas.
 
Logo pela manhã, na captação do doador de 64 anos, foram extraídos córneas que ficaram no Banco de Olhos, fígado que foi retirado pela equipe do hospital e encaminhado para Belo Horizonte e rins que também foram captados pela equipe da Santa Casa e levados para Porto Alegre em tempo de serem transplantados.
 
A segunda captação do dia, foi realizada na tarde de domingo em um paciente de 66 anos, onde foram captados rins, fígado e córneas. O fígado foi enviado para Brasília e rins para Porto Alegre. Além das córneas que permaneceram na Instituição.
 
A médica coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) na Santa Casa, Drª Patrícia Berg, destacou que o maior desafio em todo o processo da doação é a comunicação com a família. “Dar uma má notícia em um momento tão particular é desafiador e o acolhimento faz toda a diferença. Ajudar eles a entender que diante disso é possível ajudar outras pessoas é muito empático. E neste final de semana tivemos um resultado muito positivo. É importante comunicar seus familiares, este é um assunto que precisa ser mais falado”, disse Patrícia.
 


› FONTE: Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande