Qualidade da merenda em Aquidauana desperta pesquisa de doutorado
Publicado em 24/11/2021
Editoria: Educação
Entre os dias 16 a 19 de novembro, a secretária municipal de Educação, professora Wilsandra Aparecida de Lima Beda junto com a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) e as nutricionistas da SEMED receberam a visita da doutoranda Eliane Alves da Silva, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A doutoranda está desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre merenda escolar em cinco regiões do Brasil e Aquidauana foi a cidade escolhida no estado sul-mato-grossense para ser analisada. A cidade de Aquidauana-MS, foi incluída no grupo de “Cidade referência em merenda escolar”, por desempenhar com qualidade a gestão da alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino.
Intitulado “Aprendizagens para o desenvolvimento sustentável: casos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) brasileiro”, sob orientação do professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Eugenio Avila Pedrozo, o estudo analisa a gestão da merenda escolar do município, principalmente, relacionado à questão da aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Uma das prioridades da atual Administração Municipal, no âmbito da educação, é a garantia de uma alimentação escolar de qualidade para todos os alunos da REME.
A Secretaria Municipal de Aquidauana (SEMED) tem a nutrição como uma forte aliada da aprendizagem de crianças, jovens, e adultos, sempre contando com cardápios elaborados pelas nutricionistas da SEMED, Ingrid Icety e Cibele Melo.
A gestão dos recursos para a merenda escolar e da efetiva oferta de refeições saborosas e nutritivas na REME, fez com que Aquidauana se torna-se reconhecida até mesmo fora do estado, despertando como ponto de pesquisa para estudos, como está acontecendo com essa pesquisa da UFRGS.
Durante os três dias de visita na cidade, a doutoranda conheceu a organização do setor da merenda escolar, visitou algumas escolas junto com as nutricionistas e merendeiras, onde acompanhou a preparação da alimentação escolar e, por fim, fez uma visita técnica ao depósito em que são armazenados os alimentos não perecíveis para a merenda escolar.
“A alimentação escolar é tratada com seriedade pela Administração Municipal e por todas as nossas equipes dos CMEIs e escolas da REME. Priorizamos o investimento dos recursos da merenda, na aquisição de alimentos nutritivos, frescos e que se transformam em refeições cheias de sabor, nutrição e cor, preparadas com carinho pelas merendeiras e servidas aos nossos alunos”, explicou a secretária Wilsandra Béda.
Em conclusão final dos tralhados realizados em Aquidauana, a doutoranda Eliane Alves enfatizou que: “o sucesso do PNAE depende de sua gestão no munícipio, onde muitas cidades não atingem o mínimo necessário. Porém há bons exemplos de gestão no PNAE e, entre elas, está Aquidauana”.
“Parabenizamos ao munícipio de Aquidauana pelo olhar cauteloso da administração municipal e da equipe da SEMED na gestão da alimentação escolar”, disse a pesquisadora Eliane Alves, que além de visitar Aquidauana, também está pesquisando nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
› FONTE: Agecom