Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Santa Casa acompanha e participa de 2ª captação de órgãos externa do ano

Publicado em 14/12/2021 Editoria: Saúde


Em 2021, 17 órgãos foram captados nos hospitais de Três Lagoas e Dourados que estão ligados a OPO Santa Casa.
 
Logo no início da manhã da última quarta-feira (8), a equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou o segundo acompanhamento externo deste ano.
 
Desta vez, no Hospital Auxiliadora em Três Lagoas, foi possível captar fígado, rins e córneas de um paciente de 15 anos. O primeiro acompanhamento externo de 2021 foi no dia 27 de outubro no Hospital da Vida em Dourados.
 
A adolescente de 15 anos evoluiu para morte encefálica após um traumatismo cranioencefálico (TCE) causado por um acidente automobilístico.
 
E com a autorização da família, o processo de doação seguiu com a colaboração da Santa Casa na extração dos rins e fígado, comandado pelo médico Dr. Gustavo Alves Rapassi.
 
O fígado foi encaminhado para Belo Horizonte e os rins vieram junto com a equipe para serem implantados em dois pacientes de Campo Grande, um deles na instituição.
 
Além disso, a córnea foi captada pela equipe da OPO e trazida para o Banco de Olhos do hospital.
 
A responsável pelo acompanhamento de todo o processo foi a enfermeira da OPO, Rosana da Silva. Ela explica que as cidades estão bem receptíveis com a retomada dos acompanhamentos, o que deixa o processo mais eficiente. “As cidades estão bem receptivas com a volta das atividades e acompanhamento das doações. Eles estão sendo orientados 24h pela OPO. Isso deixa o processo mais eficiente e rápido e também cria mais vínculo entre as equipes. E agora com um médico acompanhando as captações de fígado e rins no Estado, teremos um tempo ainda melhor de entrega do corpo para as questões fúnebres junto às famílias. Temos tido ainda, a importante ajuda da Força Aérea Brasileira que está sempre disponíveis”, destacou Rosana.
 
Primeiro acompanhamento externo 
 
Após as liberações das autoridades em saúde pública para retomada dos acompanhamentos externos, o primeiro destino da OPO foi o Hospital da Vida em Dourados em 27 de outubro de 2021.
 
E na oportunidade, o paciente de 45 anos doou fígado, rins e córneas depois de ter morte encefálica declarada devido a um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). Através dessa doação de múltiplos órgãos e tecidos, cinco pessoas puderam ser beneficiadas com mais qualidade de vida.
 
Em 2021,17 órgãos foram captados nos hospitais de Três Lagoas e Dourados que estão ligados a OPO Santa Casa. Sendo quatro corações, cinco fígados e oito rins.
 


› FONTE: ASCOM Santa Casa de Campo Grande