Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Santa Casa abre leitos de saúde mental e para dependentes químicos

Publicado em 28/12/2021 Editoria: Saúde


A Unidade de Saúde Mental do hospital receberá os novos pacientes a partir desta quarta-feira (29).
 
Durante a solenidade realizada ontem, segunda-feira (27), a Santa Casa de Campo Grande oficializou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) na abertura de 20 leitos para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidade de uso do crack, álcool e outras drogas. O evento aconteceu na Unidade de Saúde Mental do hospital, que receberá os novos pacientes a partir desta quarta-feira (29).
 
Com a ala recém-revitalizada, investimento de cerca de R $ 66 mil do Ministério da Saúde para sua habilitação, o setor contará com quatro enfermeiros e mais 20 técnicos em enfermagem, além do suporte da equipe multiprofissional do hospital. Um serviço estruturado para prestar apoio à rede de saúde, conforme ressalta o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire. “Estamos aqui cumprindo a nossa missão de curar pessoas e salvar vidas. E desta vez, com a oportunidade de reabertura de um serviço ainda mais estruturado e integrado à Sesau. Essa união de esforços entregará aos internos mais qualidade assistencial e também será uma parte importante da Rede de Atenção Psicossocial ” , destacou Heitor.
 
O secretário municipal de saúde, Dr. José Mauro Filho, representando o prefeito, Marcos Trad, ressaltou que o início do serviço é de muita emoção e representatividade à população, fruto da importante ação entre a Santa Casa e os governos Municipal, Estadual e Federal , através do Ministério da Saúde. “Com a habilitação desses leitos, os pacientes que necessitarem serão referenciados pela regulação e atenderá a população pelo SUS. Neste ano, em Campo Grande, houve um aumento de 16% da atenção psicossocial, em com esse novo serviço, será agora 128 leitos para atender a toda demanda que está crescente ” , explicou José Mauro.
 
Também usaram a palavra em apoio a abertura da Unidade, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (CRAP) da Sesau, Drª Ana Carolina Guimarães, que também fará parte da equipe médica de acompanhamentoá os pacientes, o vereador Sandro Benites, Presidente da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Vilalba Fortunato.
 
Os 20 novos leitos na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa, serão custeados através de termo aditivo no valor de R $ 75 mil, considerado R $ 50 mil do governo Federal e R $ 25 mil pelo Governo de Mato Grosso do Sul, conforme contrato . Além disso, haverá metas comuns e que serão avaliados trimestralmente pela Divisão de Monitoramento Hospitalar (DMH) e pela Comissão de Acompanhamento à Contratualização (CAC) da Instituição, para o cumprimento de ambas as partes.
 
Para “rodar” o serviço, a regulação de 100% dos leitos será feita por parte de Sesau, além de fluxos implantar que garantam o tempo de rotatividade de 7 a 15 dias dos leitos e providenciar o eixo de saída após alta. E em contrapartida, a Santa Casa, disponibilizará um ambiência adequado ao atendimento proposto com serviços de hotelaria e farmácia, transporte dos pacientes pelos meios oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), e principalmente, fornecer medicamentos devidamente cobertos pelo SUS.
 
O evento contou com o prestígio da Diretoria Corporativa, Executiva e demais gestores e funcionários da Santa Casa. Além de autoridades do Ministério Público, Procuradoria Geral do Município e outros, representantes de instituições hospitalares e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado de Saúde (Ses).
 


› FONTE: Ascom Santa Casa