Aumenta casos de pessoas com sintomas gripais no hospital de Aquidauana
Publicado em 30/12/2021
Editoria: Saúde
O Hospital Regional de Aquidauana tem recebido grande número de pessoas com sintomas gripais, aumentando o fluxo na Unidade Hospitalar e a demanda de atendimento.
A equipe médica orienta a população em razão das comemorações, que não deixe de manter os cuidados de prevenção para evitar contaminação por doenças respiratórias como a Influenza, seguindo as medidas de biossegurança já conhecidas no combate à Covid-19 e que são necessárias para diminuir a circulação do vírus da gripe.
O aparecimento no Brasil desta nova cepa do H3N2, de modo simultâneo à pandemia da Covid-19, é um complicador para a saúde pública, sendo recomendada a continuidade dos cuidados básicos para se evitar o contágio.
É preciso higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais e evitar ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes.
E a principal é usar máscara.
Reforma
O Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana vive a expectativa da tão sonhada reforma e ampliação prometida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.
A vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.