Covid19: Centro de Atendimento em Aquidauana tem movimento intenso
Publicado em 07/01/2022
Editoria: Saúde
Implantado pela Prefeitura de Aquidauana em um imóvel localizado a Rua Estevão Alves Corrêa, 1544 no bairro alto, o Centro de Atendimento de COVID-19 e Influenza conta com uma equipe formada por médico, enfermeiros e técnicos comprometidos com a missão salvar vidas neste momento de pandemia e da incidência de casos de pessoas com sintomas gripais e de infecção pelo coronavirus.
Em publicação na rede social o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB) enfatizou que as equipes estão de prontidão para atender a todos de segunda a sexta-feira das 07h às 23 horas e aos sábado e domingos das 8h às 20 horas e faz um alerta, “não descuide e não menospreze esse vírus. Continuem se prevenindo e vacinando. Está valendo as regras do uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social”.
Segundo a Secretária de Saúde Cláudia Franco Fernandes de Souza, o paciente atendido no Centro de Atendimento de COVID-19 e Influenza pode após ser avaliado pelo médico, ser orientado a realizar o teste para COVID-19. “O teste é realizado no local e o resultado pode ser informado em até 15 minutos”.
O movimento tem sido intenso desde o 1° dia de funcionamento. É possível verificar no local a presença de muitos jovens de ambos os sexos procurando por atendimento médico com sintomas gripais, crianças que chegam com febre alta e até pacientes com vacinação incompleta ou não vacinados.
Na noite de ontem, quinta-feira (06), o médico de plantão e equipe precisaram acionar o resgate do Corpo de Bombeiros para transportar um paciente ao Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz pela gravidade dos sintomas apresentados.
Neste ano, segundo informações já foram confirmados através de exames 22 casos positivos de influenza e 2 casos de COVID-19.
Até o momento, a contar desde o início da pandemia, Aquidauana registrou 168 mortes, sendo que ocorreram 15.791 notificações, 10.081 pessoas testaram negativo e 5.541 pacientes contaminados receberam alta após internação ou acompanhamento médico na residência ou na Unidade Estratégia Saúde da Familia de referência.
Importante ressaltar mais uma vez a eficiência e a dedicação das equipes médicas no atendimento aos pacientes, pois colocam a própria saúde em risco para cumprir essa missão em Aquidauana.