Sinpol pede que justiça determine transferência de presos para o EPA de Aquidauana
Publicado em 21/01/2022
Editoria: Polícia
O Sinpol protocolou na terça-feira, 18, o ofício 007 na Vara Criminal de Aquidauana solicitando o não represamento de presos pelo estabelecimento penal da cidade.
Diante do alto índice de testagem positiva para “influenza A”, resultado de 17 entre os 24 internos, a Agepen emitiu o ofício 16/2022, informando que o diretor do estabelecimento penal não receberá os presos de delegacias até que todos eles e os servidores estejam testados.
No ofício, o Sinpol ressalta que não há atendimento ambulatorial ou médico nas delegacias; que, de fato, há um alto índice de infecção por gripe e COVID-19, como ocorre em todo o País e que vê a situação com preocupação, uma vez que os policiais civis já colaboram com o sistema prisional, custodiando presos sem condições físicas e humanas enquanto aguardam o acolhimento pelos estabelecimentos de competência.
“Não podemos permitir o represamento e a volta de situações que vínhamos superando, com delegacias superlotadas, especialmente em um momento de pandemia como o que vivemos. Lembramos que são também espaços de atendimento ao público e precisamos zelar pelos policiais e toda a sociedade”, observa o presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa.
› FONTE: Assessoria