Servidores da Prefeitura de Aquidauana recebem hoje o salário e com reajuste
Publicado em 28/01/2022
Editoria: Cidade
Nesta sexta-feira, 28/01, a Prefeitura de Aquidauana liberou o pagamento de janeiro de todos os servidores municipais e com valor reajustado em 13%, beneficiando os servidores efetivos, comissionados e contratados.
A reposição salarial de 13% foi proposta pelo prefeito Odilon Ribeiro no final do ano passado, após análise e estudos com as equipes das Secretarias Municipais de Administração e Finanças para a viabilidade de conceder esse reajuste.
Consequentemente, o prefeito Odilon Ribeiro encaminhou para análise e votação da Câmara Municipal de Aquidauana, sendo em dezembro, os vereadores aprovaram a proposta do Poder Executivo para a reposição salarial de todos os servidores municipais da Prefeitura de Aquidauana.
“O salário dos servidores municipais ficou congelado desde 2020, quando ficamos impedidos pelo Governo Federal de conceder reajuste salarial. Com a inflação e o preço de tudo subindo, a gente sabe o quanto ficou difícil a economia dentro de casa, de pagar as contas e comprar o que precisa pra casa. Por isso, não medimos esforços no final do ano passado para fazer os ajustes necessários, ver a viabilidade do orçamento e, com a aprovação da Câmara Municipal, colocarmos na conta essa reposição para todos os nossos servidores municipais já a partir deste mês de janeiro”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.
Outro fator positivo economicamente para os servidores é que há vários anos os comissionados e contratados não eram contemplados com a reposição salarial, ficando desde 2003 com seus proventos bem defasados.
“Temos um compromisso com os servidores de pagar em dia, procuramos pagar sempre dentro do mês trabalhado e, agora, todos os servidores estão sendo contemplados com a reposição salarial. Para alguns pode parecer pouco, mas quem sabe o quanto vale cada real dentro de casa, esse é um aumento que ajuda e que vem em boa hora”, afirmou o prefeito.
Com essa reposição salarial de 13%, agora no pagamento da folha de janeiro de 2022, a Prefeitura de Aquidauana injetará na economia local cerca de R$ 1 milhão de reais a mais, recurso que chega aos lares de cada servidor e, consequentemente, movimentará o comércio local e aquecerá a economia da cidade.
Essa reposição salarial é uma correção referente aos anos de 2020 e 2021, quando os municípios ficaram proibidos por Lei Complementar Federal nº 173, de conceder reajuste aos servidores por conta da pandemia de Covid-19.
Conforme explicou o secretário municipal de Finanças, Ernandes Peixoto, a reposição salarial também beneficiará os aposentados da Prefeitura de Aquidauana que se aposentaram pela regra de paridade, ou seja, por tempo de contribuição e idade. Já aqueles que são aposentados sem paridade, eles seguem a regra do Regime Geral da Previdência (INSS).
› FONTE: Agecom