Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Homem que se feriu ao atropelar Anta na BR 262 passou por cirurgia

Publicado em 03/02/2022 Editoria: Saúde


Os atendimentos aos pacientes vitimados em vias urbanas e rurais estão cada vez mais frequentes. Em 2021, de janeiro a dezembro, foram registrados pela Sala de Situação e Inteligência de Negócios da Santa Casa de Campo Grande, 58 casos de pessoas acidentadas no trânsito envolvendo choque de animal.
 
A exemplo, no último dia 11 de janeiro de 2022, um jovem condutor de 30 anos capotou o carro na BR 262, em Corumbá, depois de atropelar uma anta que atravessava a pista. Dias depois ele foi transferido para instituição, pois apresentava fortes dores na coluna e com irradiação para as pernas, o que o impedia de andar.
 
Após avaliação pela equipe do Serviço de Neurocirurgia, foi constatada uma hérnia traumática lombar com extensa extrusão do conteúdo interno do disco para dentro do canal lombar, causando compressão de todas as raízes nervosas lombares. “Esse caso foi raro, no geral, quando em um acidente há forças de compressão na coluna, o que geralmente acontece é a fratura da vértebra. Porém, neste, as vértebras permaneceram intactas e houve explosão do disco intervertebral com saída do conteúdo interno em direção às raízes nervosas lombares que não permitia a locomoção dele”, comentou o Dr.  Wolnei Zeviani, neurocirurgião que conduziu o caso.
 
A conduta cirúrgica decidida foi um procedimento minimamente invasivo, endoscopia da coluna lombar, na qual os especialistas, através de um corte de 1cm tem acesso a parte profunda da coluna por uma câmera, e assim retira o fragmento herniado, descomprimindo as raízes lombares, explica o médico. “Em hérnias traumáticas é comum grande conteúdo herniado dentro do canal e o aspecto da hérnia é mais amolecido, pois diferente de hérnias ocasionadas por doença degenerativa da coluna, o disco intervertebral que sofre a herniação traumática é sadio”, disse Wolnei.
 
A intervenção realizada sem intercorrência pela equipe de neurocirurgia, possibilitou a alta do paciente nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro de 2022, sem dor ou qualquer sequela.
 
Ele manterá o acompanhamento ambulatorial pelo Serviço de Neurocirurgia. Antes de ir para sua cidade de origem, deixou sua mensagem sobre atenção e cuidado no trânsito. “Temos que ficar mais atentos nas estradas, especialmente no sentido de Corumbá, pois aqui é muito comum animais cruzarem a pista. Agradeço aos profissionais que me ajudaram, me sinto aliviado por eu e minha esposa estarmos bem após um capotamento um tão grave”, finalizou o paciente.
 


› FONTE: Ascom Santa Casa