Juiz manda pôr câmeras em uniformes de policiais penais para monitorar presídio
Publicado em 04/02/2022
Editoria: Região
Câmeras corporais vão monitorar presídio do regime semiaberto em tempo real. (Foto: Henrique Kawaminami)
Centro Agroindustrial da Gameleira tem mais de mil presos no regime semiaberto
Câmeras deverão ser instaladas nos uniformes de policiais penais para monitorar em tempo real o Centro Agroindustrial da Gameleira, destinado aos presos do regime semiaberto em Campo Grande.
Inspirada na Polícia Militar de São Paulo, a ordem para o uso da tecnologia é do juiz Albino Coimbra Neto, corregedor dos presídios na Capital. A determinação é para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Segundo o magistrado, a iniciativa pretende ser um divisor de águas, pois, a partir do uso desta tecnologia, será possível acompanhar, por imagens, tudo o que acontece no presídio.
Os equipamentos serão adquiridos com os valores arrecadados do desconto de 10% da remuneração dos presos que trabalham. O juiz afirma que a captação de imagens contribui para a instrução complementar do processo administrativo disciplinar. O Centro Agroindustrial da Gameleira tem mais de mil presos.
Em São Paulo, os equipamentos são acoplados aos uniformes dos policiais e as imagens são transmitidas em tempo real para uma central responsável pelo armazenamento e manejo das mídias geradas.
› FONTE: Campo Grande News