Prefeitura entrega sementes de milho para aldeias de Aquidauana
Publicado em 05/02/2022
Editoria: Cidade
Dando continuidade ao projeto de incentivar a produção agrícola das aldeias, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção entregou ontem, sexta-feira (4), para 07 aldeias do município sementes de milho.
O transporte das sementes até as aldeias será feito pela Secretaria de Produção e os caciques serão os responsáveis pela distribuição das sementes nas suas comunidades.
Foram beneficiadas as aldeias: Colônia Nova (cacique Oto Milton Lara), Lagoinha (cacique Levison Vicente), Buritizinho (cacique Josiniel Dias Martins), Ipégue (cacique Ademir Francisco Soares) Imbirussu (cacique Cláudio Lipu), Água Branca (cacique Julison Farias) e Limão Verde (cacique Antônio dos Santos Silva), essa última já havia recebido as sementes no início do mês de janeiro.
Conforme a secretária de produção, Naiara Nogueira Arguelo, esta ação tem por objetivo fomentar a agricultura familiar indígena para que eles possam participar dos projetos que são oferecidos pela Prefeitura de Aquidauana, em parceria com os Governos Federal e Estadual, tais como, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entre outros e, também, valorizar e resgatar a produção indígena no município.
A compra dessas sementes foi realizada com recursos próprios da prefeitura. No total, foi adquirida uma tonelada e meia de sementes de milho. A prefeitura também disponibilizou dois engenheiros agrônomos: Ariel Crivelare e Tainara Terena, que serão os profissionais responsáveis pela assistência técnica aos produtores indígenas.
E para melhor acompanhamento, a Secretaria de Produção está fazendo um cadastro dos produtores beneficiados com as sementes, para ter um banco de dados com informações precisas sobre a produção de cada um deles.
Também neste banco de dados terá as informações sobre a assistência técnica dos agrônomos, bem como, a quantidade de diesel e sementes ofertadas pela prefeitura, entre outros serviços. No final será feita uma avaliação desta ação e uma análise sobre como impactou a produção da agricultura familiar nas aldeias.
Segundo o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, essas ações de incentivo a agricultura familiar visam promover o acesso à alimentação, incentivar a produção agrícola nas comunidades indígenas do município e faz parte das políticas públicas de atendimento aos pequenos produtores, implementadas em sua gestão. "Oferecemos à essas pessoas dignidade porque por meio do seu trabalho, elas produzem seu próprio sustento, podem comercializar e ter uma melhor qualidade de vida e renda para seus familiares", avalia o prefeito.