Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana ganha ultrassom moderno e lança projeto Bem Nascer MS

Publicado em 25/02/2022 Editoria: Cidade


Pensando em melhor atender e auxiliar as gestantes no acompanhamento do pré-natal, hoje, 25, deu início em Aquidauana, o projeto Bem Nascer MS, lançado nessa manhã no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
 
O projeto "Bem Nascer Mato Grosso do Sul" surge para evitar a morte de mulheres grávidas ou no pós-parto, bem como dos bebês recém-nascidos. O projeto conta com envolvimento, principalmente, das prefeitas e primeiras-damas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, à exemplo de Aquidauana.
 
O projeto “Bem Nascer MS” tem como madrinha estadual a primeira-dama do Estado Fátima Azambuja e, em Aquidauana, a madrinha local do projeto é a primeira-dama Maria Eliza Garcia Ribeiro e a secretária municipal de Saúde, Cláudia Souza fizeram a entrega de um aparelho ultrassom com equipamentos para as consultas de pré-natal e acompanhamento diferenciado para as gestantes de alto risco, destinado pelo Governo do Estado.
 
Participaram do ato de lançamento do projeto, o vereador Marquinhos Taxista, o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Chaves, Dr. Luiz Marti – médico ginecologista  e obstetra, as enfermeiras Naína Riveiro (coordenadora local do projeto), Priscila Farias (coordenadora da Saúde da Mulher), Adriana Lanza (coordenadora da atenção básica) e a chefe do CEM, Ana Flávia Modesto, além da equipe do CEM e diversas gestantes que já estavam sendo recebidas para consultas com o novo equipamento.
 
“Parabenizamos ao Governo do Estado por lançar esse projeto, de fundamental importância para combater e evitar a mortalidade infantil e, também, durante a gestação. É um investimento importante em um equipamento de ultrassom moderno com maior precisão que ajudará aos médicos no acompanhamento das gestantes. Façam bom uso desse equipamento e que a equipe continue toda empenhada para que Aquidauana possa reduzir os óbitos materno-infantil”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
A madrinha do projeto, Maria Eliza agradeceu pelo convite e se colocou à disposição junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social para apoiar iniciativas que se somem as ações do projeto de apoio e atendimento às gestantes. No encerramento do ato de lançamento, a primeira-dama Maria Eliza fez a entrega de kits de enxoval para as gestantes presentes no evento. Os enxovais foram confeccionados pelas costureiras da “Sala de Costurinha” da SAS.
 
“Falo aqui como mãe e posso afirmar que um bom acompanhamento e pré-natal é muito importante para todas as mamães e, principalmente, para os bebês. É muito importante ter esse serviço de acompanhamento aqui, para garantir que as mães tenham um parto seguro e possam ver seus bebes nascerem com saúde. Contem comigo e com a Administração Municipal neste projeto”, afirmou Maria Eliza Ribeiro.
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, com o lançamento do projeto “Bem Nascer MS”, visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. Para fortalecimento das ações do ‘Bem Nascer MS’, o Governo do Estado destinou R$ 14 milhões, sendo que R$ 11,6 milhões investidos na compra de 75 aparelhos de ultrassons que estão sendo entregues aos municípios seguindo critérios técnicos de distribuição, além do incentivo financeiro para custeio dos Centros Especializados Materno-Infantil do Estado, como hoje acontece com Aquidauana.
 
O projeto "Bem Nascer Mato Grosso do Sul" surge para evitar a morte de mulheres grávidas ou no pós-parto, bem como dos bebês recém-nascidos. O projeto conta com envolvimento, principalmente, das prefeitas e primeiras-damas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, à exemplo de Aquidauana.
 
“Acreditamos muito que esse projeto vem para capacitar nossas equipes e melhorar a estrutura de atendimento às gestantes na nossa rede pública. Agradecemos ao Governo do Estado por este equipamento, que chega em boa hora para acompanhamento das nossas gestantes aqui no CEM”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Souza.
 
Conforme informou a enfermeira e coordenadora do projeto, Naína Riveiro, em 2021, Aquidauana registrou 02 óbitos maternos e 31 óbitos infantis, desde a fase fetal até com a idade de 04 anos.  “Estamos todos empenhados em trabalhar e capacitar todas as equipes da rede para que possamos diminuir esses números e para que não aconteçam mais esses óbitos. Nosso desejo é que as mamães tenham um excelente acompanhamento e possam ter seus bebês e irem com eles para casa”, afirmou Naína Riveiro.
 
 


› FONTE: Agecom