Santa Casa de Campo Grande acolhe 52 novos residentes
Publicado em 05/03/2022
Editoria: Saúde
A ação tem o objetivo de acolher, integrar e incentivar a participação as profissionais nas atividades destinadas aos pacientes
A Santa Casa de Campo Grande recebeu na quinta-feira, dia 3, os novos profissionais que ingressaram no programa de residência, sendo 50 para área médica e mais 2 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do hospital. Durante todo o dia, além da cerimônia de boas-vindas com a apresentação cultural do coral adulto, os residentes também participaram de uma série de palestras sobre o ambiente em que estarão inseridos pelos próximos anos.
O evento contou com a presença da diretoria corporativa, membros do Conselho de Administração, presidente do Conselho Fiscal, do deputado federal Dr. Luiz Ovando, do diretor da Escola de Saúde Pública, André Vinicius Batista de Assis, no ato representando a Secretaria de Estado de Saúde (SES), diretores executivos, técnico e clínico e dos coordenadores dos programas de residências médica e em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Dr. Daniel Juan Saves e Herbert de Abreu Cavalcante, respectivamente.
O presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, deu as boas-vindas aos residentes e ressaltou a importância deste momento. “Aqui vocês irão beber na fonte da sabedoria e da experiência dos preceptores para o aprimoramento de cada um na sua atividade profissional. Nosso hospital tem um trabalho focado na humanização do atendimento aos pacientes e, por isso, contamos com todos vocês para darmos continuidade neste serviço de excelência à população”, frisou Heitor
Em seguida, o deputado federal Dr. Luiz Ovando lembrou o início da residência na Santa Casa, da sua história com a instituição deixou a sua mensagem aos ingressos. “A motivação e a inquietação devem desafiar vocês a buscarem por mais conhecimento de quem tem mais experiência. Aqui vocês terão esse privilégio de serem enriquecidos por esta instituição centenária, mas aconselho que todos tenham também responsabilidade com o paciente, pois este é nosso maior compromisso”, destacou Dr. Ovando.
Além desses, também fizeram o uso da palavra, o representante da Secretaria de Estado de Saúde, André Vinicius Batista de Assis, o diretor da Escola de Saúde, Prof. Ivan Araújo Brandão e os coordenadores dos programas de residências médica Daniel Juan Saves e em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Herbert de Abreu Cavalcante.
Os programas de residência da Santa Casa de Campo Grande são reconhecidos como referência pelo fato do hospital possuir uma grande resolutividade na assistência à saúde de alta complexidade e por ter no seu quadro profissionais renomados em mais de 17 especialidades médicas e multiprofissionais. Inclusive, esse diferencial na especialização, com características do aprofundamento científico e proficiência técnica decorrentes do treinamento em serviço de qualidade e segurança é o que tem despertado o interesse de profissionais de outros estados ingressarem na Instituição.
A oportunidade de conhecimento e as habilidades que poderão ser adquiridas no hospital, gerou o interesse do acriano e agora residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. James Fábio. Para ele, a história na Santa Casa iniciou em 2021, quando tentou pela primeira vez ingressar na residência, sonho este que só foi possível em 2022, motivo que o deixou bastante feliz e ao mesmo tempo emocionado. “A Santa Casa em Campo Grande foi minha primeira escolha. A minha expectativa aqui é atuar na parte de traumas e ossos da face, mas principalmente ajudar pessoas no diagnóstico de alterações faciais e corrigi-las, que há dez anos é minha meta de vida”, afirmou James.
No período da tarde, as apresentações técnicas aos residentes foram conduzidas pela médica infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Drª Hatdée Pereira; pela gerente de enfermagem e equipe multiprofissional, Enfª Aryane Senna; pela técnica de Segurança do Trabalho, Thais Oliveira; o enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Renato José, a gerente de Comissões Técnicas, Enfª Regiane Bononi; a médica do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Dr. Juliana Luft e a coordenadora gestão leitos, Enfª Maressa Siqueira; o coordenador da Sala de Situação e Inteligência de Negócio, Enio Marley; a farmacêutica clínica, Simone Jardim, a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Enfª Cristiani Sarro e a enfermeira da Central de Material Esterilizados, Katiane Ortiz Duarte.
› FONTE: Assessoria