Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ato marca o início das aulas dos Bombeiros do Amanhã em Aquidauana

Publicado em 07/03/2022 Editoria: Educação


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), no quartel do 1º SGB/Ind de Aquidauana, a solenidade de abertura do ano letivo do projeto Bombeiros do Amanhã. 
 
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, através do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Aquidauana.
 
Este ano, estão inseridos 40 meninos e meninas, das mais diversas regiões do município de Aquidauana, com idade entre 8 a 12 anos. As crianças terão aulas de iniciação musical, natação, judô e instrução com os bombeiros, com ênfase na hierarquia e disciplina aliada a amizade e ao espirito de superação das dificuldades. 
 
Na oportunidade, durante a aula inaugural de hoje, foram entregues de forma simbólica, para cinco alunos do projeto que representaram a turma, 01 kimono - uniforme que será usado para a pratica do judô, nas aulas com o prof. Oswaldo Junior. 
 
Todos os uniformes que as crianças usam nas aulas, bem como, a alimentação nos lanches são adquiridos pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Assistência Social, com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Estiveram presentes na aula inaugural, o secretário de Assistência Social Marcos Ferreira Chaves de Castro, que no ato representou o prefeito Odilon Ribeiro, o capitão Victor Heidy Shiroma - comandante do 1ºSGBM/Ind de Aquidauana, os vereadores Humberto Torres e Clériton Alvarenga, que representaram a Câmara de Vereadores, bombeiros do 1º SGBM e a equipe da SAS.
 
“Agradecemos ao apoio incondicional do prefeito Odilon Ribeiro aos projetos da assistência social e, também, a parceria do Corpo de Bombeiros, que mais um ano soma conosco no atendimento às crianças. Os projetos sociais, como esse, interferem e ajudam a mudar não só o comportamento e a disciplina das crianças, mas são fundamentais na formação delas enquanto cidadãos e para vislumbrarem um futuro muito melhor”, completou o secretário Marcos Chaves.
 
O PROJETO
O projeto Bombeiros do Amanhã funciona em Aquidauana desde o ano de 2019, e tem por objetivo promover a cidadania e inclusão social, sobretudo, das crianças em situação de vulnerabilidade e, também, visa o fortalecimento e a integração entre o Corpo de Bombeiros do Estado e a comunidade.  
 
O projeto também corrobora com a formação de uma cultura de prevenção e proteção à vida e ao meio ambiente, formando cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
 
O projeto Bombeiros do Amanhã em Aquidauana é considerado exemplo para outros municípios. Tanto é que, hoje, na aula inaugural estiveram presentes duas representantes da Secretaria de Assistência Social do município de Sidrolândia, acompanhadas do tenente do Bombeiro Militar Cláudio, para conhecerem e se informarem de como funciona o projeto para serem aplicados no município de Sidrolândia.
 
 


› FONTE: Agecom