Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Bombeiros combatem fogo que se alastra por regiões do Pantanal e ameaça ponte

Publicado em 09/03/2022 Editoria: Cidade


Desde o fim da tarde de ontem (8), equipes do Corpo de Bombeiros de Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande, atuam combatendo incêndio entre as regiões conhecidas como Buraco das Piranhas e Passo do Lontra, no Pantanal.
 
Conforme o tenente Hélio dos Santos Silva, ainda não se sabe o que causou o incêndio, se foi causa humana ou natural. Com maquinários e caminhões pipa, os militares e a Brigada de Incêndio da Fazenda BrPec fazem o confinamento do fogo para que as chamas não atinjam a ponte, às margens da BR-262, que liga as propriedades rurais à cidade.
 
Foram acionados reforços de militares de Aquidauana e Campo Grande. “Uma equipe de bombeiros passou a noite na região. Ainda não sabemos o tamanho da área destruída. Vamos saber agora de manhã”, disse o tenente.
 
Em 2020, o Pantanal perdeu para o fogo área semelhante a do estado do Rio de Janeiro – 38.600 km². O fogo consumiu desde campos naturais até florestas, em escala sem precedentes em todo o histórico de monitoramento do bioma. Já no ano passado, com a Operação Hefesto, que mobilizou 796 militares para ações de combate e prevenção aos incêndios florestais, houve redução de 63%dos incêndios florestais.
 
O Pantanal é o bioma que mais queimou proporcionalmente no Brasil nos últimos 36 anos.
 


› FONTE: CAMPO GRANDE NEWS