Aquidauana disponibiliza equipe de saúde para atender no presídio em salas climatizadas
Publicado em 21/03/2022
Editoria: Saúde
De acordo com a Portaria Federal 1.966 de 12/09/2014, o município de Aquidauana fez a adesão a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNA/SP) no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Considerando que o município de Aquidauana apresenta uma unidade prisional com número maior que 100 custodiados, foi possível habilitar e montar uma equipe de Atenção Básica Prisional do Tipo II, com saúde bucal, atendimento médico e de enfermagem para atender no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA).
Em parceria com o Sistema Judiciário, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) mantém uma equipe de saúde, formada por 01 médico, 01 enfermeiro, 01 cirurgião dentista, 01 auxiliar de saúde bucal, 01 técnico de enfermagem, 01 administrativo e o apoio da equipe multidisciplinar, composta de 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 nutricionista.
Com isso, buscando um atendimento humanizado e com qualidade dentro do estabelecimento penal, a SESAU disponibilizou 2 aparelhos de ares-condicionados, do tipo Sprinter 12000BTUs para as salas da saúde dentro do estabelecimento penal.
Na semana passada a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Souza, acompanhada da equipe da SESAU, esteve no estabelecimento penal para fazer a entrega dos dois aparelhos de ares-condicionados ao diretor do EPA, Cláudio dos Reis Alviço.
"Esses aparelhos de ares-condicionados serão instalados e darão melhores condições para a equipe de saúde trabalhar, atender com mais dignidade e em ambiente climatizado os detentos e, também, os profissionais do estabelecimento penal. Essa é uma ação que mostra a preocupação do Poder Público com a dignidade no atendimento das pessoas, independente, do local em que elas estejam", completou a secretária Cláudia.
Em sua fala, o diretor do presídio, Cláudio Alviço enalteceu o trabalho da Administração Municipal e da Secretaria de Saúde, destacando a importância das ações, inclusive, voltadas aos custodiados, frisando que todos que todos que trabalham e são atendidos no setor de saúde da nossa unidade penal demonstram sentimento de gratidão pelo serviço que vem sendo prestado.
"Estávamos com muita dificuldade de climatizar o ambiente e após a visita da secretaria Claudia e o apoio do prefeito Odilon, que já nos apoia em todas as ações desenvolvidas aqui na unidade, eles providenciaram e destinaram esses dois aparelhos de ares-condicionados que dará condições de melhorar o ambiente e o atendimento aos detentos em nosso presídio. Obrigado prefeito Odilon e secretaria Cláudia por nos ajudarem na unidade a oferecer as melhores condições de trabalho e atendimento aos nossos profissionais e detentos", finalizou o diretor Cláudio Alviço.
› FONTE: Agecom