Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com apoio da Prefeitura e do Lions, presidio de Aquidauana implanta horta

Publicado em 28/03/2022 Editoria: Cidade


A Prefeitura de Aquidauana e o Lions Clube estão com uma parceria com o Estabelecimento Penal de Aquidauana, que originou em uma grande horta que está sendo implementada dentro da unidade prisional.
 
Na última sexta-feira (25), a secretária de produção de Aquidauana, Naiara Nogueira Arguelo, a presidente do Lions Clube de Aquidauana Madalena Maeda e diretor de serviço do Lions, Oswaldo Maeda estiveram com diretor do Estabelecimento Penal, Claudio dos Reis Alviço e sua equipe, para fazer a entrega de insumos e materiais para o “Projeto Cultivando Sonhos” (Horta Comunitária), que envolve o trabalho de policiais penais e internos do presidio.
 
Na oportunidade, foi entregue pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Produção, 300 metros de sombrite, 500 metros de mangueira e 100 quilos de adubos NPK. Durante a visita, os presentes conheceram o local onde a horta está sendo implantada, canteiros de plantio e uma estufa para a produção de mudas de verduras e hortaliças.  A horta é desenvolvida na rua Duque de Caxias, área que fica ao lado do presidio e do posto policial.
 
Durante a entrega, a secretária Naiara Nogueira argumentou que é de pequenas ações que surgem grandes projetos. “É preciso iniciativa, situações que são simples e com ajuda de pessoas e das instituições, que surgem os grandes projetos que vão beneficiar milhares de pessoas. Cada um fazendo a sua parte como se estivéssemos fazendo para nós mesmos, para nossa família. A prefeitura é parceira dessa iniciativa que está dando certo”, finalizou Naiara.
 
O diretor do estabelecimento penal Claudio Alviço, destacou a importância da parceria realizada com a Prefeitura de Aquidauana e o Lions Clube de Aquidauana para a execução do projeto. “É importante ressaltar a maneira como nós fomos atendidos pela prefeitura e a Secretaria de Produção. Assim que apresentamos o projeto, tivemos uma agilidade nos serviços oferecidos pelo poder publico local. Já no Lions, tivemos a mesma reciprocidade fomos muito bem atendidos e, assim, graças a essas ações estamos colocando em pratica nosso projeto”, afirmou Claudio Alviço.
 
A presidente do Lions Madalena Maeda falou da participação da organização no projeto. “O Lions está disposto a ajudar iniciativas desta natureza e que tragam retorno para a sociedade. Que nossas ações possam chegar as famílias que precisam desse apoio. Um dos nossos objetivos é auxiliar atitudes que possam levar uma melhor qualidade de vida para a população mais carente”, disse Madalena.
 
Projeto
O Projeto Cultivando Sonhos nasceu da ideia de contribuir com o social. Trata-se da implantação de uma horta comunitária em uma área ao lado do presidio. Ele foi idealizado pelos policiais penais do Estabelecimento Penal de Aquidauana, em dezembro de 2021 e a partir de janeiro deste ano começou a entrar em prática.
 
A mão de obra é executada pelos policiais penais com auxilio dos internos do regime fechado e semiaberto e tem a coordenação do funcionário de Agepen, José Correia da Silva.
 
Estão sendo implantados 30 canteiros de 30 metros cada, onde serão plantados os mais diversos tipos de hortaliças, tais como: cebolinha, alface, coentro, salsinha, rúcula, pimentão, rabanete, couve, mandioca, entre outros.
 
A produção da horta será utilizada para a complementação dos projetos sociais da prefeitura de Aquidauana, do projeto Cultivando Sonhos, para famílias em vulnerabilidade social do município e, também, vai complementar a alimentação que é servida no presidio.
 
A estufa que funciona ao lado da horta vai produzir mudas para serem doadas e, com isso, incentivar a população a cultivar a sua própria produção em casa e enriquecer sua alimentação diária. A ideia é  que, por meio deste projeto, sejam criados novos projetos que já estão em andamento.
 
As mulheres que fazem parte do quadro de policiais penais do presidio também colocaram a mão na massa, elas serão responsáveis por um canteiro onde vão plantar e cultivar ervas medicinais, que ajudam no tratamento de doenças e na melhoria de qualidade de vida das pessoas.
 
A execução do projeto Cultivando Sonhos se tornou realidade graças ao empenho dos policiais penais de Aquidauana e a parceria com a Prefeitura de Aquidauana, via Secretaria Municipal de Produção, que levou maquinas e equipamentos para trabalhar a terra, bem como, materiais e insumos para a produção. Outro grande parceiro do projeto é o Lions Clube de Aquidauana que faz a doação de sementes e também apoia em outras frentes.
 
 


› FONTE: Agecom