Governador inaugura Bioparque Pantanal e amplia recurso para a saúde
Publicado em 02/04/2022
Editoria: Região
Muito esperado pela população, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou nesta semana o Bioparque Pantanal, que será uma referência no turismo regional, em pesquisas para o Bioma e na valorização da cultura do Estado. Também aumentou em 100% do repasse de recursos para saúde de Dourados.
O Bioparque Pantanal foi inaugurado na última segunda-feira (28), em um grande evento em Campo Grande. “Concluímos, entregamos e agora a população de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo, poderá conhecer as belezas naturais e a grande biodiversidade do Pantanal”, afirmou o governador.
Reinaldo Azambuja destacou que a conclusão do empreendimento segue sua meta de terminar as obras que estavam inacabadas da gestão anterior. “A conclusão é em respeito ao dinheiro público para não deixarmos um elefante branco. O Brasil está tomado de obras inacabadas em vários estados. Aqui é diferente”, explicou.
O Bioparque teve o investimento de R$ 230 milhões e conta com cinco milhões de litros de água, sendo considerado o maior circuito de aquários de água doce do mundo. Ainda dispõe de 150 tanques ativos, que abrigam 220 espécies neotropicais, entre pantaneiras, amazônicas, africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central. A população terá acesso a 33 tanques disponíveis, com 23 internos e oito externos.
Para valorização da história do Estado e do Pantanal, o local ainda possui museu interativo, biblioteca, núcleo de pesquisa e extensão e espaço diferenciado para eventos. Até 31 de dezembro deste ano, as visitações serão gratuitas.
Recursos para saúde
Para contribuir com a regionalização da saúde pública, o governador vai aumentar em 100% o repasse mensal de recursos (saúde) para Dourados, passando de $ 1,6 milhão e para R$ 3,3 milhões. A cidade é referência no atendimento em saúde para 32 municípios da região Sul do Estado.
“Saúde é algo prioritário. Nós aumentamos muito os recursos e transferências para a saúde de Dourados nos últimos sete anos. Hoje estamos dobrando os valores existentes dos recursos para custeio de saúde da macrorregião. A população é quem ganha com isso”, descreveu o governador.
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, destacou que com este aumento de repasse o município vai conseguir equilibrar mais os gastos públicos, inclusive na recomposição dos salários dos servidores. Também adiantou que o município também vai colocar uma contrapartida nesta recomposição.
Reforço na segurança
O governador também participou da aula inaugural do do 63º Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil, realizado na última quinta-feira (31). Durante o evento reforçou que vai nomear o maior número possível de aprovados no concurso para delegado.
“Nós vamos fazer o esforço de chamar o máximo possível dos aprovados porque a estrutura da Polícia Civil precisa”, destacou. Também lembrou que em 2018 a atual gestão fez a maior nomeação da história de delegados no Estado, sendo naquela oportunidade 72 novos servidores para Polícia Civil.
› FONTE: Portal MS