Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana faz plenária da saúde mental e elege delegados

Publicado em 08/04/2022 Editoria: Saúde


Aquidauana sediou a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental do município de Aquidauana, realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e Conselho Municipal de Saúde, realizada durante toda a última quinta-feira, 07/04.
 
Esta plenária teve como tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Dentre as autoridades da plenária estavam, Cláudia Franco Fernandes Souza – Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Cleoni Dolores Mota - Presidente do Conselho Municipal De Saúde, Michele Scarpin - Palestrante oficial da 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental, vereadores aquidauanenses Chico Tavares e Sargento Cruz e o diretor local da SESAI, Luiz Torres.
 
Também participaram das discussões da plenária, servidores da saúde, usuários do SUS, profissionais de saúde mental e demais membros do Conselho Municipal de Saúde. A secretária municipal de Saúde, Cláudia Souza em sua fala, destacou a importancia do evento, para a discussão de políticas públicas que atendam as demandas da Saúde Mental no SUS, na esfera municipal, estadual e federal.
 
Encerrando sua fala, a secretária declarou "aberta" a plenária e, então, tiveram início as apresentações e debates do evento. A plenária temática tem como finalidade realizar encontro de pessoas, independente do segmento que representam e, assim, quanto maior o grupo reunido, maior será a troca de ideias e discussão do tema, visando promover e aprofundar as discussões, com a construção de propostas de âmbito Estadual e Nacional e a eleição dos/as delegados/as para as Etapas Macrorregionais da 5ª CESM.
 
Outro objetivo importante da plenária é aprofundar o debate sobre Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e discutir os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
 
As plenárias são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e acessibilidade.
 
As plenárias e os Conselhos de Saúde têm sua relevância reconhecida para fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS, e para construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, a principal característica das conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil, para elaboração de propostas que visem uma saúde mais justa e paritária.
 
As plenárias têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
 
DELEGADOS ELEITOS De acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Saúde/MS, através do Regimento Interno da 5ª Conferencia Estadual de Saúde Mental, aprovado pela Deliberação CES nº 445/2021, na plenária foram eleitos 08 (oito) delegados titulares e seus respectivos suplentes, com paridade.
 
Confira abaixo os eleitos: Delegados representantes dos Usuários do SUS (50%) Titular: Dalila Alves Corrêa; Suplente: Evanilson Campos Gonçalves. Titular: Samilly Vanessa Anjos da Rosa; Suplente: Ismael da Silva Rodrigues Titular: Tarina Rosa Freitas; Suplente: Cleoni Dolores Mota Titular: Norival de Oliveira Gama; Suplente: João de Araujo. Delegados representantes dos Trabalhadores em saúde (25%) Titular: Franciony Bergman França; Suplente: Edilaine de Medeiros Pessoas. Titular: Ewelyn Fernandes de Campos; Suplente: Claudilene Torres. Delegados representantes dos Gestores/Prestadores em saúde (25%) Titular: Clery A. Lopal Paes Leme; Suplente: Rosilene Mendes Ormonde. Titular: Alessandra Damasceno; Suplente: Paulo Roberto A. Ribeiro.
 


› FONTE: Agecom