Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde do Trabalhador destaca ação em memória às vítimas de acidente de trabalho

Publicado em 12/04/2022 Editoria: Cidade


Em Aquidauana, a Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza durante este mês, a campanha "Abril Verde", que é em homenagem aos trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho.
 
O objetivo da campanha "Abril Verde" é de mostrar para a sociedade a importância da segurança e saúde do trabalhador, promover a qualidade de vida no trabalho, incentivar a prevenção, visando reduzir a incidência de agravos relacionados à atividade laboral. 
 
Segundo a equipe programou a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Aquidauana,  diversos espaços públicos da cidade estão iluminados na cor verde, em alusão à campanha, dentre eles, a Igreja Matriz, a Praça dos Estudantes, o Paço Municipal e o Parque Lagoa Comprida.
 
Durante o mês de Abril, a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador de Aquidauana organizou  diversas ações com trabalhadores de diferentes setores do poder público, comércio e indústria, sempre com orientações e iniciativas para promover a segurança e a saúde no trabalho.
 
 
Em Aquidauana, todos os trabalhadores, independente se for da iniciativa privada ou setor, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. Mais informações, entre em contato pelos telefones: (67) 3241-1357 ou (67) 99829-2574, ou, também, pelo atendimento presencial no endereço: Rua Oscar Trindade de Barros, sem nº, bairro Serraria (ao lado do SAMU).
 
A CAMPANHA
 
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.
 
Em 2021, o serviço registrou através do SINAN, 143 notificações de acidentes de trabalho, sendo 84 relacionados à atividade rural, trânsito e construção civil, além de 04 óbitos, dentre outros agravos associados ao trabalho. Todo acidente de trabalho deve ser registrado na empresa (CAT) e notificado pelo profissional de saúde (SINAN), para que seja possível identificar e melhorar a segurança do ambiente e processo de trabalho.
 
 


› FONTE: Agecom