Com energia mais cara, confira dicas para economizar na conta de luz
Publicado em 13/04/2022
Editoria: Região
Energia elétrica vai ficar mais cara a partir do dia 16. (Foto: Henrique Kawaminami)
Aumento de 18,16% na tarifa foi aprovado nesta terça-feira
A energia elétrica vai ficar 18,16% mais cara para cerca de 1,08 milhão de consumidores em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. Para ajudar os consumidores a gerenciarem o aumento, o Campo Grande News separou algumas dicas de economia. As orientações são do coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.
A decisão passa a valer a partir da semana que vem, dia 16 de abril, após decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com Jonas, a estação atual, que representa um período de transição no clima, alternando entre temperaturas mais baixas e mais altas, é um desafio para o bolso do cliente.
Verão ou inverno - “Estamos bem na transição entre o período quente e o período frio. Tem dias que usamos ventilador, ar condicionado, mas tem dias de temperaturas mais baixas, então usamos chuveiro elétrico, às vezes até aquecedor. Tudo isso demanda muito consumo de energia”, explica o coordenador.
Ele explica que o chuveiro elétrico é o grande vilão da economia e, por isso, é preciso que o consumidor que quer gastar menos “decrete o fim dos banhos demorados”.
Ar condicionado - Outra dica importante já é bastante conhecida: manter a limpeza do ar condicionado em dia. “É preciso ter aquele cuidado com o aparelho de ar condicionado, mantendo-o em 23 graus, e sempre portas e janelas bem fechadas, para conservar a temperatura do ambiente”, detalha.
Geladeira - Já o refrigerador precisa ser aberto o menos possível, porque a abertura frequente dificulta a manutenção da temperatura interna e, consequentemente, consome mais energia. “Além disso, não deixar a geladeira exposta ao sol, mesmo que o sol pegue nela em horário de clima mais ameno. A temperatura externa interfere no desempenho da geladeira”, orienta Ortiz.
Home office - “Usa muito o computador em casa? Desliga o monitor durante as pausas”, recomenda o coordenador. De acordo com o especialista, mesmo que o usuário fique pouco tempo longe do computador, vale a pena desligar o monitor, isso poupa energia.
Gadgets - Quando se trata de aparelhos como celular e notebook, que possuem bateria. Quando a carga alcançar 100%, retire da tomada para poupar energia, e também por segurança. “Sempre ficamos sabendo de relatos de incêndios e fatalidades envolvendo aparelhos que ficaram por muito tempo ligados na tomada. É importante desplugar após o uso”, alerta.
A mesma regra vale para aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos que não precisam ficar o tempo todo na tomada. Quando esses itens não estão sendo usados, retire-os da tomada. Isso vale para microondas, chaleira elétrica, airfryer, cafeteira, panela elétrica e videogame, por exemplo.
Tecnologia - “Temos migrado cada vez mais para o uso de itens elétricos. O café já não é mais feito no bule, é feito na cafeteira elétrica, o arroz, na panela elétrica, o feijão, na panela de pressão elétrica, usamos fogão elétrico, até máquina de pão tem. Mas lembremos que tudo isso tem um custo”, pontua o coordenador.
“Buscar sempre fazer o uso racional desses aparelhos vai contribuir para que o cliente não pague tão caro na conta. O segredo é usar com consciência e moderação, fazendo um uso planejado”, finaliza Ortiz.
› FONTE: Campo Grande News